São Cristóvão não registra casos ativos de pessoas infectadas pelo coronavírus pela 1ª vez desde o início da pandemia

02/09/2021 - 12:10 Atualizado há 1 semana



O Boletim Epidemiológico de São Cristóvão desta quarta (01) não registrou casos novos de pessoas infectadas com o novo coronavírus. Desde a terça-feira (31) que o município não registra nenhum caso novo, registro que acontece pela 1ª vez desde o início da pandemia no município, em 15 de abril, quando houve o primeiro caso da doença na cidade.

 

Segundo Fernanda Santana, secretária de Saúde de São Cristóvão, esses dados demonstram um reflexo do processo de vacinação contra a covid-19, mas ainda é preciso atenção. “Estamos muito felizes em não termos registrados casos ativos da doença, o que demonstra um reflexo de todas as ações de enfrentamento realizadas no município, principalmente o avanço da vacinação. Mas precisamos ter atenção e manter os cuidados, pois não sabemos como o vírus pode se comportar daqui para frente em relação às novas variantes”, afirmou a secretária.

 

 

Fernanda Santana, secretária de Saúde de São Cristóvão

 

 

Ainda segundo o Boletim Epidemiológico, atualmente não há pessoas em isolamento domiciliar e nem internados, o que demonstra uma situação epidemiológica controlada em relação à pandemia em meses anteriores. A Secretaria de Saúde de São Cristóvão registrou desde março de 2020, 241 óbitos, o que corresponde a 2,44% da população. Já foram também confirmados 9.871 casos da doença e 9.630 casos recuperados no município, ou seja, 97,56% das pessoas infectadas.

 

 

 

 

“Essa foi a primeira vez desde o início da pandemia que nós registramos zero casos ativos, que são os casos confirmados que estão ou em isolamento domiciliar ou internados. Isso significa que no momento não temos nenhum caso que esteja com a infecção ativa, identificado pelos testes que a gente disponibiliza no município”, afirma Beatriz Costa, coordenadora da Vigilância epidemiológica de São Cristóvão.

 

 

Beatriz Costa, coordenadora da Vigilância epidemiológica de São Cristóvão

 

 

“O Centro de Atendimento à Pacientes com Síndrome Gripal continuam atendendo e testando, e assim vamos conseguir identificar caso apareçam novos casos. Sabemos que a diminuição da infecção no município é reflexo do avanço da vacinação. A gente já tem mais de 70% da população imunizada com a 1ª dose, mas isso não faz com que a gente diminua os cuidados, tanto com a máscara, uso de álcool em gel, como evitando aglomerações”, conclui a coordenadora.  

 

 

 

Vacinação contra a covid-19

 

São Cristóvão segue vacinando as pessoas com 18 anos ou mais tanto com a 1ª como com a 2ª dose e até o momento já vacinou 52.317 pessoas, o que representa mais de 76% da população acima de 18 anos.

 

 

Confira os locais de vacinação, sempre de 9h às 12h, e de 13h às 16h (ou até acabarem as doses do local):

 

Locais 1ª dose:

- Universidade Federal de Sergipe- UFS (Centro de Vivência); segunda a sábado

- UBS Mariano Nascimento (Rosa Maria); seg. a sexta

- Salão da paróquia do Loreto (Eduardo Gomes); segunda a sábado

- UBS Jairo Teixeira (Centro); segunda a sábado

- UBS Irônia Maria Aragão (Romualdo Prado); seg. a sexta

- UBS Sinval José de Oliveira (São Gonçalo); seg. a sexta

- UBS Raimundo Aragão (Divineia);seg. a sexta

- UBS Saúde Luiz Alves (Luiz Alves) segunda, quarta e sexta;

- Paróquia Nossa Senhora das Graças (próximo a UBS Antônio Florêncio - Tijuquinha) - segunda, quarta, quinta e sexta;

- Caps João Bebe Água (Rosa Maria); segunda a sábado

- Caps Valter Correia (Divineia). Sábado

 

 

Locais 2ª dose:

- Universidade Federal de Sergipe- UFS (Centro de Vivência); segunda a sábado

  • UBS Jairo Teixeira (Centro); segunda a sábado

 

 

Documentação necessária

Identidade, CPF ou cartão SUS, comprovante de residência de São Cristóvão no nome da pessoa ou de alguém que possa comprovar vínculo. Para a segunda dose, identidade e cartão de vacina.