São Cristóvão Inteligente: Prefeitura busca ampliar transparência através da aplicação de QR Code nas obras do município

12/01/2023 - 13:59 Atualizado há 5 horas



Através das suas ações, a Prefeitura de São Cristóvão tem buscado tornar a Cidade Mãe de Sergipe cada dia mais inteligente e tecnológica para aproximar os cidadãos da administração pública. Neste sentido, a Diretoria de Tecnologia da Informação (DTIN) em parceria com a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) desenvolveu um projeto que visa a aplicação de QR Code nas obras realizadas pelo município. A iniciativa que tem o objetivo de ampliar a transparência nas obras públicas foi apresentada ao prefeito Marcos Santana na tarde da última quarta-feira (11).



Através do sistema que disponibiliza um código de barras (QR Code) que pode ser escaneado por telefones celulares que possuem câmera, a gestão municipal busca facilitar o acesso do cidadão às informações sobre a obra disponibilizadas nas placas. Entre as informações estão detalhes do contrato de execução, valor, prazo de entrega, a qual secretaria a obra está vinculada e o nome da construtora responsável. 

 


Projeto foi apresentado ao prefeito Marcos Santana na tarde de ontem (11)

 

“Nosso objetivo é tornar São Cristóvão uma cidade cada vez mais tecnológica e inteligente. Esse é um projeto pioneiro entre os municípios sergipanos, e com essa ferramenta nós conseguiremos aumentar a transparência para o cidadão. Com o uso da câmera do celular ele vai poder acompanhar passo a passo o andamento de cada obra que realizamos, para assim ajudar também na fiscalização desses serviços”, destacou o prefeito Marcos Santana. 



Além das informações sobre a obra, ao fazer a leitura do QR Code, o cidadão também terá a opção de ser redirecionado ao contato da secretaria responsável pelo serviço executado, podendo assim tirar todas as suas dúvidas a respeito sobre a execução da obra. Segundo o secretário de  infraestrutura, Júlio Nascimento Júnior, “já nas próximas placas de obra e de inauguração os moradores já terão à disposição essa ferramenta. Essa é uma ferramenta que vai aproximar o município da comunidade, em que usamos a tecnologia para melhorar a comunicação com a população”, declarou o secretário. 



De acordo com o diretor de tecnologia da informação de São Cristóvão, Josenilson Silva Santos, os QR Codes serão implantados inicialmente nas obras executadas pela Seminfra, mas a ideia é que o projeto seja ampliado para todas as secretarias. “Esse é um instrumento tecnológico que vai fortalecer ainda mais a transparência e a atuação da população na fiscalização dos serviços executados pela administração municipal”, complementou. 

 

Equipes da Seminfra e da DTIN foram as responsáveis pelo projeto

 

Fotos: Dani Santos