São Cristóvão inicia vacinação contra a covid-19 de adolescentes nas escolas do município

28/10/2021 - 17:16 Atualizado há 19 horas

A prefeitura de São Cristóvão iniciou a vacinação contra covid-19 do público adolescente através de ações das equipes de saúde diretamente nas escolas. Hoje (28) a Escola Municipal Araceles Rodrigues recebeu as equipes de saúde do município para a vacinação dos alunos de 12 a 17 anos, faixa atualmente liberada para imunização.

Desde quarta (27) os adolescentes tem recebido a vacinação nas escolas, uma estratégia para alcançar esse público de maneira mais rápida. Para Antônio da Paixão, diretor da Escola Municipal Araceles Rodrigues, no bairro Alto da Divinéia, a vacinação no ambiente escolar está sendo um sucesso.

“A vacinação nas escolas nos mostra o compromisso e responsabilidade do nosso gestor municipal com a população. Com o apoio da secretária de educação, esse trabalho não poderia ser melhor. O êxito da vacinação aqui dá tranqüilidade para o nosso alunado porque já houve muita perda do rendimento do aluno com esse afastamento por motivo da covid-19. Esse trabalho da secretaria de saúde nas escolas tem sido um sucesso, só vejo avanços”, afirmou o diretor.

Antônio da Paixão, diretor da Escola Municipal raceles Rodrigues

“Estou feliz e muito bem, pois todos da minha família já tomaram e só faltava eu, então é sempre bom proteger a família. Todos devem tomar, não precisa ter medo, não vai machucar, a vacina é para proteger a gente desse vírus”, ressaltou Vagner Felipe, 13 anos.

Já Lucas Gabriel Guedes, 12 anos, reforça a importância de se tomar a vacina e não esquecer da segunda dose. “Me sinto protegido agora. Tomem a vacina porque é bom se prevenir, minha família está bem e agora eu também. Depois, daqui a um tempo, venho tomar a segunda dose”, afirmou ele.

Lucas Gabriel Guedes, 12 anos

A EMEF Araceles Rodrigues possui atualmente 670 alunos entre o período matutino e vespertino, e a vacinação prevê atingir um percentual de aproximadamente 70% dos alunos. Segundo Duane Marcelle, coordenadora da Atenção Primária da Secretaria de Saúde, "a estratégia de vacinação nas escolas visa fortalecer a busca dos adolescentes que ainda não compareceram às Unidades Básicas de Saúde para receber a vacina. A estratégia acontece em quatro escolas municipais que contemplam o público de adolescentes de 12 a 17 anos. Dessa forma, conseguiremos abranger o maior número de vacinados nessa faixa etária no município”.

Ane Ester da Silva, 13 anos, não teve medo de ser imunizada e deixou um recado aos adultos que ainda não tomaram a vacina: “Temos todos que tomar a vacina e quem não tomou ainda por medo, parem de ser medrosos, tenho 13 anos mas estou aqui. Lembrem que a pandemia não acabou e ainda podemos pegar covid-19”, frisou a aluna.

Ane Ester da Silva, 13 anos

Já Gustavo Santos, 12 anos, viu a importância da dose para se proteger e não levar o vírus para ninguém da família.  “Estou agora seguro e não tem risco de passar nada para minha mãe, moro com ela e meus quatro irmãos. Então, digo para quem ainda não tomou, que se não se vacinar, pode morrer, é simples. E se pegar coronavírus, a vacina já vai ajudar a combater”, reforça.

Gustavo Santos, 12 anos

A vacinação nas escolas continuará acontecendo durante a semana como estratégia da SMS para atingir o público adolescente e assegurar uma retomada segura às aulas.