São Cristóvão inicia Etapa 4 de vacinação contra a covid-19: confira os grupos

31/05/2021 - 14:54 Atualizado há 2 dias

São Cristóvão inicia nesta segunda-feira (31) a Etapa 4 de vacinação contra a covid-19 com a ampliação da imunização para diversos grupos prioritários. A Etapa 4 do Plano de Imunização é formada por pessoas com deficiência (agora sem obrigatoriedade de estar inscrita no BPC), funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, pessoas em situação de rua, trabalhadores do Transporte Coletivo e trabalhadores de limpeza Urbana e Manejo de resíduos sólidos.

Pessoas em situação de rua

Em São Cristóvão as pessoas em situação de rua serão identificadas através da Secretaria Municipal de Assistência Social e Trabalho (SEMAST) e serão vacinadas logo que essa identificação ocorrer e em estratégia alinhada a esta secretaria.

Pessoas privadas de liberdade

As pessoas privadas de liberdade e funcionários do sistema prisional do Complexo Penitenciário Dr. Manoel Carvalho Neto (Copencam) serão vacinados em cronograma que inicia nesta terça (01), no próprio complexo prisional.

Trabalhadores do transporte coletivo

Os trabalhadores do transporte coletivo serão vacinados a partir de hoje (31), das 9h às 12h, e das 13h às 16h nas escolas que funcionam como ponto de vacinação. Para este grupo, a documentação necessária para apresentação é o documento de identidade, o CPF ou cartão SUS, e o comprovante de exercício profissional. Esse grupo será vacinado em São Cristóvão independentemente do local onde trabalha ou onde o indivíduo mora.

Trabalhadores de limpeza Urbana

A vacinação dos trabalhadores de limpeza Urbana e Manejo de resíduos sólidos será realizada na própria Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Sensurb) em data e horário a serem definidos junto à secretaria.

Continuidade da vacinação

Além desses grupos, continuam se vacinando as pessoas com comorbidades acima de 18 anos, os deficientes (a partir de hoje sem necessidade de estar inscrito no BPC e em todos os pontos de vacinação disponíveis) e os trabalhadores da educação do ensino básico (públicos e privados) acima de 18 anos em três pontos de vacinação específicos. Os trabalhadores da educação serão vacinados a partir de hoje (31) às 13h exclusivamente em três escolas: Escola Glorita Portugal (bairro Eduardo Gomes), EMEF Frei Fernando (centro) e EMEF Dr. Martinho de O. Bravo (Rosa Elze). Durante a semana a vacinação segue das 9h às 12h, e das 13h às 16h.

Foto: Dani Santos