São Cristóvão faz parte do seleto grupo de municípios com CEP específico para cada rua

20/01/2023 - 17:16 Atualizado há 2 horas

Na manhã desta sexta-feira (20), o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana recebeu, formalmente, na presença de representante da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos o documento que oficializa o cepeamento do município. Dessa forma, SãoCristóvão já conta com um Código de Endereçamento Postal (CEP) para cada rua ou logradouro.

As informações passadas pelos Correios é de que as primeiras conversas com o município datam de 2005, fato que foi corroborado pelo prefeito que a época era secretário municipal. Desde esta data o município já cumpria um dos pré-requisitos exigido pelos Correios que era ter mais de 50 mil habitantes em área urbana, mas faltava um plano diretor e um melhor ordenamento da cidade com divisões em bairros e nome corretos das ruas, além disso, a Empresa também passou por um processo de atualização tecnológica.

Dos mais de 5600 municípios brasileiros, apenas uma média de 500 tem um CEP específico por rua, o que coloca São Cristóvão num seleto grupo. Para alcançar essa meta foi preciso um plano de trabalho longo envolvendo o município e os Correios. O município teve que fazer um plano diretor, organizar a divisão da cidade em duas macrozonas urbanas, limitar bairros e atualizar os nomes das ruas, que é um processo dinâmico.

Representantes do Correios e Município formalizam codificação por ruas

São Cristóvão tem hoje 973 logradouros, desses 781 foram codificados. As regiões próximas a BR 101 como o Country Clube e Haras, bem como as áreas limites com o município de Aracaju estão em processos de discussão, alterações nas nomenclaturas e outros tantos desafios que precisam ser sanadas para poderem ser agregadas ao cepeamento.

O prefeito Marcos Santana se declarou alegre e satisfeito porque considera a codificação uma das metas importantes da sua administração, e disse saber que a administração ainda tem a responsabilidade em depurar as informações para melhorar o serviço. “Ainda temos trabalho a fazer, por exemplo, não adianta fazer a codificação por logradouro se não informar a população que aquela rua tem um CEP específico. Nós estamos nesse processo de contratação para a sinalização das ruas com o código já individualizado”, disse.

José Derivaldo Batista - Superintendente dos Correios

O superintendente em Exercício dos Correios em Sergipe, José Dirivaldo Batista informou que a codificação por ruas é importante tanto para a cidade quanto para os Correios. “É uma valorização incrível, porque ela passa a fazer parte de um número seleto de cidades brasileiras que possuem CEP específico. E para os Correios tem uma importância gigantesca, porque grande parte dos nossos objetos passam em máquinas de triagem e o fato de passar em máquina de triagem facilita demais o encaminhamento de objetos para a cidade de São Cristóvão”, disse ele.

O superintendente falou, ainda, que a cidade fez um grande trabalho para poder chegar a isso porque foi “preciso uma organização administrativa. Ela foi escolhida porque cumpriu o requisito mínimo que nós exigimos que é o fato de ter mais de 50 mil habitantes em região urbana; e ter os insumos necessários para que a cidade possa ser codificada. Tem que ter um mapa atualizado, tem que ter um plano diretor, tem que ter cidade delimitada por bairros, por ruas específicas”.

Josenito Oliveira - secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Josenito Oliveira ressaltou que apesar do projeto ficar algum tempo paralisado, o prefeito passou como missão a sua retomada e conclusão. “Lógico que o produto foi entregue, mas as demandas não param por aí, porque tem as alterações naturais de correções, de inclusão e exclusões. É um trabalho contínuo, dinâmico, sempre que tiver alteração de rua, de bairro, abrir um novo loteamento, é preciso atualizar os Correios. Nossa Secretaria é o operador que vai fazer essa ponte”.

A Prefeitura e os Correios iniciam, agora, o processo de informação da população que já pode fazer a consulta do seu CEP no portal dos Correios. Além disso, juntos, vão distribuir através panfletos com as informações por rua, a prefeitura fará a sinalização das ruas com o nome e o CEP específicos.