São Cristóvão faz alerta de urgência em saúde pública e intensifica ações de combate a surto de Zikavírus

27/07/2021 - 18:33 Atualizado há 2 dias



 

A coordenação de Vigilância Ambiental em Saúde de São Cristóvão disparou nesta terça (27) um alerta de urgência em saúde pública à população e às demais Secretarias Municipais com relação a um indicativo de surto de Zikavírus no município.

 

 

 

Segundo dados da Vigilância, em 14 de junho deste ano foram recebidos resultados de 05 exames sorológicos positivos para Zika Vírus. Os casos foram os primeiros do ano de 2021 e estavam distribuídos pelo Loteamento Lauro Rocha (2 casos), Divinéia (2 Casos) e Rosa Maria (1 caso). Já em 16 de julho a vigilância ambiental recebeu resultados de mais 02 exames sorológicos positivos para ZikaVírus , sendo um caso no Rosa Elze e um caso no Rosa Maria (paciente gestante).

 

 

 

Para combater a proliferação do zikavírus, ações de bloqueio estão sendo intensificadas em São Cristóvão e envolvem visitas domiciliares em locais com casos suspeitos e confirmados, controle mecânico com eliminação de criadouros e tratamento focal, coleta de larvas, borrifação para eliminação de adultos do mosquito e principalmente campanha educativa nas áreas para a prevenção de possíveis criadouros.

Segundo Elis Correia, coordenadora de Vigilância Ambiental, uma das medidas que a SMS está tomando frente ao aumento do registro de casos de Zikavírus e outras arboviroses no município são os mutirões de combate ao Aedes aegypti.

 

 

 

 

“O mutirão consiste em uma ação conjunta da Equipe de Saúde, Agentes de Combate a Endemias e SEMSURB visando sensibilizar a população sobre prevenção e controle do mosquito, bem como realizar ações de limpeza urbana que colaborem também na prevenção como coleta de resíduos e controle de vegetação dos espaços públicos”, afirma ela.

 

 

 

 

Ainda segundo Elis Correia, toda a população pode ajudar diariamente nesse combate. “É preciso estar todos os dias vigilantes, evitando o acúmulo de água em seu meio ambiente, seja sua casa, seu trabalho, sua rua. A prevenção é a melhor saída. E caso alguém tenha sintomas, deve procurar sua Unidade de Saúde para atendimento, medicação e acompanhamento do caso. E além disso, é através desta ida à Unidade de Saúde que a Equipe notifica para a vigilância o caso suspeito e conseguimos mapear as localidades para as nossas ações de bloqueio”, explica a coordenadora.

 

 

Elis Correia, coordenadora de Vigilância Ambiental

 

Para a agente de combate às endemias Rosângela Maria Santana, a população não pode esquecer das endemias por conta da pandemia de covid-19. “Muitos ainda não estão conscientes da situação que estamos vivendo. Não temos só a covid-19, as pessoas estão esquecendo a endemia da dengue. Essas ações são importantes, pois identificamos as larvas e colocamos o produto necessário, além de fazermos as orientações necessárias a cada morador”,  afirma ela.

 

 

O Zika Vírus

 

O vírus Zika é um vírus transmitido através da picada do mosquito Aedes aegypti, o mesmo que transmite a dengue, a chikungunya e a febre amarela. O mosquito precisa de água parada para proliferar e como ainda não existe vacina para esta doença, é necessária a atuação ativa de toda a população para se evitar possíveis criadouros em suas residências, escolas e ambientes de trabalho.

 

 

 

 

Os sintomas mais comuns associados ao vírus Zika são:

 

  • “Vermelhão” em todo o corpo com muita “coceira” depois de alguns dias;
  • Febre baixa, muitas vezes não sentida;
  • Conjuntivite (olho vermelho) sem secreção;
  • Mialgia e dor de cabeça;
  • Dor nas articulações.

 

 

A infecção por Zika Vírus na maioria dos casos é uma doença branda e tem cura espontânea depois de 10 dias. Mas existem complicações neurológicas, e uma das principais é a microcefalia em fetos, ocasionada pela infecção materna.

 

 

 

Equipes da Sensurb, atenção primária e vigilância em saúde

 

 

Fotos: Dani Santos