São Cristóvão está preparada para início da vacinação contra a covid-19

18/01/2021 - 23:08 Atualizado há 20 horas

O município de São Cristovão está com toda a estrutura pronta para iniciar a vacinação da população contra a covid-19. A secretaria de saúde dispõe de uma rede de frios estruturada para armazenar as doses iniciais da vacina CoronaVac (do Instituto Butatan) e iniciar a vacinação nos próximos dias.

As vacinas têm previsão de chegada na cidade nesta terça-feira (19), dentro de uma logística que envolve uma estratégia de transporte e armazenamento das doses que será executada de maneira criteriosa para que não haja atrasos na chegada e na aplicação das primeiras doses.

“A partir de ontem quando houve a liberação oficial a gente veio se adequando à realidade do nosso estado, para que a vacinação seja realizada da maneira mais adequada. Estamos preparando nossa estrutura física, nossos insumos e nossos profissionais para que tudo aconteça da melhor forma, tanto para nós quanto para a população”, afirmou Meiriane Oliveira, Gerente de Imunização de São Cristóvão.

De acordo com a secretaria de saúde de São Cristóvão, os grupos prioritários serão vacinados à medida que o município receber as doses dos imunobiológicos contra a COVID-19. Importante lembrar que o Plano de Vacinação Municipal prevê quatro fases de imunização da população, seguindo critérios de acordo com os grupos prioritários. Toda população de São Cristóvão será imunizada, mas serão vacinados inicialmente os trabalhadores de saúde da linha de frente, os idosos acima de 60 institucionalizados, as pessoas com deficiência institucionalizados (ou seja, os residentes em abrigos e asilos), e os indígenas aldeados.

Ainda segundo Meiriane Oliveira, Gerente de Imunização, dentro das atribuições do município, a gestão tem se preparado diante das informações que tem recebido, tanto do ministério da saúde a nível federal, como da secretaria estadual de saúde a nível estadual. “Estamos fazendo a nossa parte nos planejando e nos programando de acordo com aquilo que nos é demandado para que possamos ofertar a vacina para os grupos prioritários estabelecidos pelo Programa Nacional de Imunização e para que possamos ofertar as vacinas da forma mais segura. Segura tanto para nossos profissionais, quanto para as pessoas que irão receber as doses”, afirma ela.

Mais informações sobre a vacinação em São Cristóvão serão dadas em uma live com o prefeito Marcos Santana e a secretária de Saúde Fernanda Santana, nesta terça (19) às 12h30 nos canais oficiais da prefeitura de São Cristóvão e no perfil do prefeito (@prefsaocristovao e @marcossantanasc).

Foto de arquivo: Dani Santos