São Cristóvão é o 3° município sergipano que mais gerou empregos formais em 2022, aponta Caged

02/01/2023 - 14:50 Atualizado há 1 hora

São Cristóvão registrou crescimento na geração de empregos formais com carteira assinada em 2022, alcançando um saldo de 741 postos. O número divulgado pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência, coloca a Cidade Mãe como o terceiro município que mais gerou empregos em Sergipe entre janeiro e novembro do último ano.

Conforme o estudo, o município teve um total de 3296 admissões e 2555 desligamentos. O saldo positivo de 741 empregos gerados é puxado pelos setores de serviços (413), comércio (161), construção (90) e indústria (78). O único setor em que houve saldo negativo foi o agropecuário (-1). Os dados do Caged ainda demonstram que São Cristóvão é atualmente o 6° município com maior estoque de empregos em Sergipe, ou seja, que mais emprega, com um total de 9096 postos.

Para o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico e do Trabalho, Josenito Oliveira, os números apresentados pelo Caged refletem o desenvolvimento do município em todas as áreas. Segundo ele, a gestão liderada pelo prefeito Marcos Santana não tem medido esforços no que diz respeito à promoção de políticas públicas para geração de emprego e renda aos munícipes.

“Nós da Semdet cuidamos de todas as atividades econômicas do município. Nosso papel é fomentar políticas públicas visando a geração de trabalho e renda para o nosso município. O ano de 2023 será desafiador, em que buscaremos, além de consolidar esses números apresentados pelo Caged, como também aumentar os postos de trabalho com carteira assinada em nossa cidade”, revelou o secretário.

Josenito Oliveira, secretário de Desenvolvimento Econômico e do Trabalho

Dentre as ações realizadas no último ano pela Prefeitura de São Cristóvão para incentivar a geração de empregos na cidade, está a parceria com o Senai, em que foram ofertados cursos profissionalizantes para 170 moradores da Cidade Mãe de Sergipe. Através da Secretaria de Assistência Social, também houve a realização de cursos voltados para as artesãs do município e, recentemente, promoveu a ação “Juventude e Cidadania”, que garantiu aos jovens do município o acesso à Carteira de Trabalho e Previdência Social Digital (CTPS Digital).

Caged

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) é um estudo do Governo Federal realizado desde 1965, utilizando informações enviadas pelas próprias empresas, que identifica a geração de empregos em todos os municípios brasileiros.

Foto: Heitor Xavier