São Cristóvão é destaque na etapa estadual do prêmio Band Cidades Excelentes

26/11/2021 - 12:09 Atualizado há 4 dias

A prefeitura de São Cristóvão conquistou dois lugares importantes no pódio de mais um ranking que mensura a eficiência das gestões. Trata-se da etapa estadual do prêmio Band Cidades Excelentes, que premiou o município com o 1º lugar no quesito educação e o 2º lugar no pilar Eficiência Fiscal e Transparência. Outros municípios de Sergipe foram avaliados em diversas categorias e São Cristóvão se enquadrou no grupo das cidades que possuem entre 30 e 100 mil habitantes.

A secretária municipal de educação, Quitéria de Barros, foi assertiva ao explicar alguns dos critérios que levaram a cidade ao primeiro lugar.  “Esse prêmio contempla as diversas formas de como a rede é gerida, ou seja, é premiado o município que garante aos alunos o acesso à matrícula, o que tem as menores taxas de abandono e de reprovação, cujos alunos cumprem com as etapas da educação básica dentro do prazo, desde a creche, passando pelo ensino fundamental infantil, até chegar ao nono ano e o que possui eficiência financeira, ou seja, investe de forma qualificada, com menos custo e mais garantia de resultados”, explicou.

Quitéria de Barros, secretária de educação

A secretária ainda enfatiza que a política educacional de São Cristóvão tem sido zelosa no sentido de fazer com que professores e gestores compreendam que “não é permitido o aluno fora da escola ou dentro dela sem aprender. É necessário criar uma jornada educativa sem interrupções, sem reprovações sucessivas. Porém, é preciso aplicar uma política de correção de fluxo, para que o aluno recupere o baixo desempenho na aprendizagem e avance para uma etapa de ensino condizente com a sua idade”, pontuou.

No Pilar Eficiência Fiscal e Transparência, os critérios decisivos para garantir o segundo lugar foram: percentual de endividamento, autonomia fiscal, capacidade de investir, investimento per capta, resultado fiscal, Índice de transparência e aderência ao Plano de Contas.

Para o secretário municipal da Fazenda (Semfaz), Eldro França, “esse resultado revela que São Cristóvão tem responsabilidade com a administração do recurso público, o que reflete diretamente no bom funcionamento dos demais pilares, como saúde, segurança, educação. O contexto é propício para manter São Cristóvão como um dos lugares do cenário estadual que mais reúne condições favoráveis para investimentos, além da promoção da qualidade de vida”, afirmou.

Eldro França, secretário da Semfaz

Critérios de avaliação do prêmio

O prêmio faz parte de uma parceria entre o Grupo Bandeirantes de Comunicação e o Instituto Áquila e tem como objetivo estimular os gestores na busca por melhorias que venham transformar a realidade dos municípios. O resultado levou em consideração os projetos qualitativos apresentados pelos municípios inscritos, que têm como objetivo apresentar as boas práticas da gestão municipal.

Para a avaliação, os municípios foram subdivididos em três grupos, de acordo com o tamanho da população: as que correspondem a um número menor ou igual a 30 mil habitantes, as que estão entre 30 mil e 100 mil habitantes e aquelas acima de 100 mil. Os indicadores são construídos a partir de cinco pilares: eficiência fiscal e transparência; educação; saúde e bem-estar; infraestrutura e mobilidade urbana; desenvolvimento socioeconômico e ordem pública.  A nota final é o somatório dos 41 indicadores avaliados.

Fotos: Heitor Xavier e Dani Santos