São Cristóvão dá início ao programa 'Caravana Cidade Empreendedora' do SEBRAE

23/09/2022 - 21:29 Atualizado há 1 dia

A Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Trabalho (SEMDET), recebeu nesta quinta-feira (22) o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), para dar início às ações da ‘Caravana Cidade Empreendedora’. O evento aconteceu nos dias 22 e 23 deste mês, com a realização de atividades gratuitas, como oficinas, workshops, palestras e consultorias para os empreendedores de São Cristóvão, que foi o primeiro município de Sergipe a aderir ao programa.

A Caravana Cidade Empreendedora visa fortalecer o empreendedorismo local e assim contribuir para o desenvolvimento econômico do município, através da geração de oportunidades para a população. Neusa Malheiros, diretora do trabalho da SEMDET, esteve presente, com artesãos da cidade, na primeira consultoria do evento. Para ela “o artesanato é um dos setores responsáveis pela geração de trabalho e renda, sendo uma alavanca para o turismo local. Por isso a importância do programa debruçar atenção também nessa área, no sentido de analisar quais as nossas demandas e necessidades, inclusive trazendo treinamento e capacitação para melhoria nas vendas”, explicou.

Neusa Malheiros, diretora do trabalho da SEMDET

Mari Ofsiany, consultora do SEBRAE, comentou sobre a potencialidade do município e enfatizou as expectativas quanto aos possíveis resultados do programa. “As equipes que atuam no programa estão 100% imersas nas necessidades dos microempresários locais, sobretudo nas áreas de agricultura, pesca e artesanato. Dentre as dez cidades que aderiram ao programa, São Cristóvão gera uma expectativa maior, tanto pelo dinamismo econômico quanto pelo índice de crescimento que vem ocorrendo. Então o nosso desejo é de que o SEBRAE realmente possa fazer a diferença, trazendo soluções, direcionamento e mais conhecimento aos empreendedores. Tudo isso de maneira gratuita”, salientou.

Mari Ofsiany, consultora do SEBRAE

O primeiro dia das atividades da Caravana encerrou no Paço Municipal, onde foi realizado um encontro entre lideranças públicas e privadas, com o tema ‘Conhecendo o Cidade Empreendedora’. Na ocasião todos tiveram a oportunidade de se informar sobre as ações que serão realizadas na cidade e de enxergar a importância da parceria entre a gestão municipal e o SEBRAE. Para o prefeito, Marcos Santana, tal parceria é motivo de felicidade, pois fortalece o comércio e oferece mais segurança aos microempreendedores.

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão

“Recebemos o SEBRAE, seus consultores e técnicos, além de pequenos e médios empreendedores de São Cristóvão, porque o município está entre as 10 cidades escolhidas pelo SEBRAE para receber esse programa. Vamos permitir aos nossos microempreendedores esse conhecimento técnico através da consultoria, para que eles empreendam com segurança, sabendo exatamente de que forma deverão agir em seus negócios. Por isso este é num momento de muita alegria ter o SEBRAE aqui conosco e ter São Cristóvão como uma cidade empreendedora”, frisou o gestor.

Josenito Oliveira, secretário da SEMDET, explica que “este evento é muito importante porque vem calhar com a nossa proposta de política pública, para fomentar o desenvolvimento econômico e sustentável do município. Então todos esses eixos norteadores do Cidade Empreendedora estão agregando oportunidades de serviços para a nossa população”, destacou.

Josenito Oliveira, secretário da SEMDET

Para Paulo do Eirado, diretor do SEBRAE Sergipe, São Cristóvão não poderia deixar de ser contemplada com este projeto. “Então é uma oportunidade de ativar mais fortemente o comércio e iniciar uma campanha de desburocratização, de dar acesso a compras governamentais e todos esses eixos estão sendo executados com muita eficácia. Só temos a agradecer pelo acolhimento e parceria conosco”, disse.

Paulo do Eirado, diretor do SEBRAE Sergipe

O segundo dia de evento teve como atividades: consultorias gratuitas e individualizadas para microempreendedores formais; consultorias na área de finanças, planejamento, mercado, inovação; além de novas técnicas de produção. Também faz parte da programação a realização de um workshop que ocorre hoje na Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Sergipe (FETASE), com o tema como ‘Vender Mais na Era Digital’.

Fotos: Dani Santos e Victor Hugo Oliveira