São Cristóvão celebra um ano do início da vacinação contra a Covid-19

19/01/2022 - 17:25 Atualizado há 2 dias

São Cristóvão completa, nesta quarta-feira (19), um ano do início da campanha de vacinação contra a Covid-19 no município. A enfermeira Acácia Henrique Santos foi a primeira profissional de saúde da linha de frente a receber a vacina CoronaVac em solo sancristovense, marcando o início de uma grande virada na luta contra a doença na Cidade Mãe.

Desde então, o município traçou diversas estratégias para ir vacinando aos poucos sua população, avançando sempre de acordo com a chegada de novas doses que eram enviadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas pelo Governo do Estado. Com a criação do Plano Municipal de Vacinação, foi estabelecida inicialmente a sequência de quatro etapas preliminares com suas respectivas fases de priorização de grupos populacionais em nível local, de acordo com os Planos Nacional e Estadual de Imunização.

Vacinação de idosos

Estas etapas incluíam os trabalhadores da saúde, idosos, gestantes, pessoas com comorbidades, profissionais do transporte, educação, militares, dentre outros. Após isso, a vacinação foi aberta para a população adulta geral, seguindo para os adolescentes e atualmente, disponibiliza a vacina para as crianças de 05 a 11 anos com comorbidades e PCDs.

Vacinação de professores

À medida que os grupos avançavam, novas estratégias de imunização eram adotadas, com a abertura de novos pontos, vacinação nas residências dos idosos e acamados, drive thru, unidades de saúde se tornando locais para aplicação das doses e mais recentemente, a utilização do carro da vacina. Seja pela terra ou até pela água, como foi o caso da vacinação dos quilombolas na Ilha Grande, as equipes de saúde não mediram esforços para levar as doses de esperança para todas as comunidades.

Equipe de saúde atravessou o rio para vacinar quilombolas em São Cristóvão

O prefeito Marcos Santana destaca a importância de toda a comunidade sancristovense buscar os pontos de vacinação para se imunizar. “Hoje completamos um ano do início da vacinação em nosso município e podemos ver reflexo positivo que ela vem trazendo. As vacinas são seguras e a imunização é a medida mais eficaz no combate à Covid-19. É muito importante que toda a população esteja com o esquema vacinal em dia para garantir maior proteção”, incentiva.

Prefeito acompanhando vacinação infantil

Panorama atual

Segundo o último levantamento da Secretaria Municipal de Saúde, que leva em consideração os dados até 07 de janeiro deste ano, 71498 sancristovenses foram imunizados com a primeira dose ou dose única, o que corresponde a 84,51% da população apta a se vacinar. Já os números também mostram que aproximadamente 70% dos munícipes tomaram a segunda dose. Já a terceira dose ou dose de reforço foi aplicada em aproximadamente 10 mil pessoas, conforme aponta o levantamento.

Atualmente o município segue aplicando as vacinas em 11 pontos espalhados em toda a cidade. Clique aqui e saiba quem já pode se vacinar em São Cristóvão.

Fotos: Dani Santos e Heitor Xavier