São Cristóvão celebra Festa de Santos Reis nesta sexta-feira (06)

03/01/2023 - 13:50 Atualizado há 1 dia

Para celebrar atradicional Festa de Santos Reis, que acontece nesta sexta-feira (06), a Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fumctur), preparou uma programação especial com missa e apresentações culturais no Centro Histórico do município.

O evento que terá início às 19h, tem por objetivo fomentar, salvaguardar, trazer as festas, as danças e as comemorações que acontecem no Dia de Reis. Na cidade histórica de São Cristóvão a data sempre foi comemorada com grande louvação e movimentação dos grupos tradicionais, a exemplo da Chegança e do Reisado.

Neste ano, a programação começa com a missa festiva na Igreja do Rosário dos Homens Pretos, no Largo do Rosário, onde acontecerá também a entrada do Grupo Chegança da AMI que fará a Reza do Bendito. Em seguida, será realizada a apresentação do Grupo Reisado da Paz que fará um cortejo até a Praça São Francisco.

A festa

A Folia de Reis possui origem católica e lembra o dia que Jesus Cristo, recém-nascido, recebeu a visita de três Reis Magos: Belchior, Gaspar e Baltazar, que vieram do oriente, guiados por uma estrela. A antiga tradição também encerra as comemorações natalinas, onde, nesta data, são desarmados os presépios e, por conseguinte, são retirados todos os enfeites de Natal.

19h - Missa Festiva na Igreja dos Homens Pretos

21h - Entrada do Grupo Chegança da AMI - Reza do Bendito

21h30 - Apresentação do Grupo Reisado da Paz e cortejo até a Praça São Francisco