São Cristóvão amplia número de procedimentos clínicos e de diagnósticos

28/07/2020 - 20:25 Atualizado há 22 horas



A Secretaria Municipal de Saúde de São Cristóvão tem investido, cada vez mais, para que a população tenha acesso a serviços de qualidade. No que diz respeito ao atendimento Ambulatorial na Atenção Especializada, o município tem conseguido ampliar o atendimento. Na Urgência 24h do Eduardo Gomes, por exemplo, foram mais de 17 mil atendimentos médicos realizados entre os meses de janeiro a junho deste ano.

 

Em 2019, na Urgência 24h, no Centro de Fisioterapia e nos atendimentos realizados por especialistas em Unidades Básicas de Saúde, o município conseguiu efetuar 198.265 procedimentos. Sendo que, 192.528 foram procedimentos clínicos (atendimentos de fisioterapia, atendimentos de urgência, consultas com especialistas) e 5.737 com finalidade diagnóstica, dentre eles, os exames de ultrassonografia.

 

Segundo a coordenadora da Atenção Especializada, Ingrid Santos esta ampliação significa a melhoria do cuidado integral, uma vez que os encaminhamentos para as consultas e exames são sinalizados pelas equipes da Atenção Básica. “Todo este trabalho foi planejado e executado para oferecer mais conforto para os pacientes e melhores condições de trabalho aos funcionários, o que certamente é revertido em atendimentos ainda mais eficientes e humanizados”, informa.

 

Em 2016, antes da atual gestão, São Cristóvão havia realizado apenas 9689 procedimentos clínicos e diagnósticos.

 

Tal crescimento foi possível por conta dos investimentos realizados na área, dentre estes, a reabertura da Urgência 24h, como explica a diretora de vigilância e atenção à saúde, Mayra Oliveira. “Quando assumimos a gestão da saúde em São Cristóvão, encontramos a Urgência 24h do Eduardo Gomes desativada. Atualmente nós estamos com equipes completas e funcionando com dois acessos e duas equipes, sendo uma exclusiva para pacientes com síndromes respiratórias”, explica.

 

Ainda no que diz respeito à Urgência 24h, recentemente o município investiu R$ 879 mil na criação de 14 leitos, sendo dois de estabilização.

 

Recentemente, 14 leitos foram instalados na Urgência 24h 

 

Centro de Especialidades e Cefisio

 

Inaugurado em janeiro deste ano, o Centro de Especialidades Lurdes Vieira possui uma equipe composta pelos seguintes profissionais: psiquiatra, oftalmologista, pediatra, ginecologista, psicólogo, nutricionista, fonoaudiólogo, ultrassonosgrafista. Para isto, a Prefeitura investiu R$ 104.940,16.

 

Já o Centro de Fisioterapia Dr. José Raimundo Aragão (Cefisio) conta, atualmente, com  quatro fisioterapeutas para atender a população do município, além de fonoaudiólogo, psicólogo e nutricionista.

 

 

Emendas

 

Após enviar, em dezembro de 2019, propostas de emendas parlamentares, o município foi contemplado e já está em processo de licitação para equipar a Urgência 24h, e outra emenda que trata da ampliação da unidade, para que posteriormente, seja solicitado ao Ministério de Saúde que o local se transforme em uma Unidade de Pronto Atendimento  (UPA).

 

Além disto, o município conseguiu a emenda para o Centro de Especialidades, incluindo equipamentos oftalmológicos e também para o Cefisio, também para equipamentos de reabilitação física e intelectual.

 

Centro de Especialidades foi entregue à população no início deste ano

 

Fotos: Arquivo Diretoria de Comunicação