São Cristóvão amplia monitoramento de pacientes com Síndrome Gripal

27/05/2020 - 19:46 Atualizado há 1 dia

Reafirmando a preocupação com a população, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aumentou a quantidade de profissionais para monitorar os casos com sintomas e sinais de Síndrome Gripal. O intuito é aprimorar a qualidade do monitoramento e evitar a proliferação do vírus no município.

“Com o quantitativo de casos aumentando, percebemos a necessidade de ampliação da nossa equipe de monitoramento, tanto para casos suspeitos quanto para casos confirmados. Agora temos uma equipe maior direcionada exclusivamente para monitorar e dar atenção aos casos confirmados e suspeitos.”, declarou a coordenadora de Vigilância Epidemiológica, Beatriz Costa.

Na última quinta-feira (14), os servidores participaram de uma reunião que buscou capacita-los quanto ao fluxo do monitoramento. No primeiro contato, o paciente é informado quanto a responsabilidade do isolamento domiciliar. Após a ligação, é enviado o Guia de Isolamento Municipal, que contém informações referentes a tudo o que vai estar na rotina do paciente, o que engloba também os familiares.

Os casos suspeitos são notificados através das Unidade de Saúde, da Urgência 24h e do Hospital Nosso Senhor dos Passos. Ao receber a notificação, a equipe inicia o monitoramento. O estado de saúde dos pacientes é verificado e as orientações são passadas. Seguindo os critérios do Ministério da Saúde e do Governo do Estado, são realizadas as solicitações dos testes, respeitando a janela imunológica necessária.

De acordo com Beatriz, os casos confirmados são informados a SMS por duas fontes: pelas equipes de saúde e pela Secretaria Estadual de Saúde. “Quando recebemos diariamente os casos positivos, alimentamos o nosso banco de dados e realizamos o primeiro contato com todos os pacientes. Além do que fluxo que é realizado em casos suspeitos, para confirmados enviamos o Termo de Responsabilidade, em que o paciente declara quais são as pessoas que residem com eles, porque entrarão também em isolamento. Após isso, os pacientes são monitorados até a alta.”

Todos os pacientes que apresentam sintomas e sinais de Síndrome Gripal, são orientados ao isolamento domiciliar com monitoramento a cada 48h por um período estipulado de 14 dias. Após o tempo determinado, os casos são avaliados: o paciente estiver sem sintomas por 72h horas recebe alta por melhora clínica, ou, se necessário, encaminhado para a referência.

Foto: Dani Santos