São Cristóvão amplia atendimento básico com inauguração de Unidade de Saúde no bairro Romualdo Prado

13/11/2020 - 14:56 Atualizado há 1 hora

Unidade de Saúde da Família Irônia Maria Aragão Prado Meireles foi inaugurada nesta quinta-feira (12) na avenida Paulo Barreto de Menezes, 494, no bairro Romualdo Prado, mais conhecido como bairro Arrepiada, em São Cristóvão.

A unidade já está em pleno funcionamento e irá atender a população das 7h da manhã às 16h, de segunda a sexta-feira com oferta de serviços odontológicos, atendimento médico administração de medicação, vacinas, exames de lâminas, testes rápidos, entre outros serviços.

Recepção da UBS Irônia Maria

A unidade possui uma equipe completa de saúde, formada por uma médica, uma enfermeira, dois técnicos de enfermagem, um dentista, uma auxiliar de saúde bucal, e agentes comunitários de saúde, além do apoio administrativo, recepcionista e serviços gerais.

Consultório odontológico da UBS Irônia Maria

A secretária de saúde Fernanda Rodrigues Santana afirmou que a entrega da UBS vai muito além da entrega de um prédio. “Esse prédio é uma construção, de cimento, bloco, pias, mas sem pessoas de nada vale esse espaço. Ele foi pensado como espaço de promoção à saúde, um espaço para estar mais próximo da comunidade, daquelas pessoas que fazem uso cotidianamente do sistema único de saúde que é a política que a gente defende”, ressaltou.

A UBS Irônia Maria já está em pleno funcionamento no bairro Romualdo Prado (conhecido por bairro da Arrepiada)

“Para todos nós que fazemos a secretaria municipal de saúde, estamos entregando um serviço, entregando saúde de qualidade, um direito socialmente garantido por lutas históricas. A defesa intransigente do SUS está nas entrelinhas de tudo o que fazemos, pensamos e tudo o que planejamos”, reforça a secretária.

A UBS Irônia Maria é uma necessidade antiga da população que integra do bairro e de outras comunidades adjacentes. Segundo Nelson Filho, agende de endemias e morador da região, “a necessidade de melhorar o acesso aos serviços de saúde é antiga, por isso hoje é dia de alegria, e represento aqui todas as comunidades, toda a minha gratidão”, afirma ele.

Unidade de Saúde Irônia Maria, São Cristóvão

Para a Apoiadora Institucional da Unidade, Maiara dos Santos, o cuidado com a população começa especialmente na atenção pública de saúde. “A instalação da unidade Irônia Maria tem esse propósito, aproximar o serviço de saúde da população, garantindo o acesso, proporcionando o cuidado humanizado e uma assistência qualificada. Essa unidade, além de ser mais um espaço de acolhimento, reafirma o compromisso da gestão com a população, como também com o fortalecimento do SUS no município”, enfatizou ela.

O nome da unidade é uma homenagem à professora Irônia Maria, natural de São Cristóvão, que iniciou seu trabalho docente no município nos anos 60 e se dedicou também ao trabalho de parteira e enfermeira por aproximadamente 25 anos.  “Quero agradecer esse reconhecimento com a pessoa da minha irmã Irônia Maria, e que Deus abençoe essa comunidade e esse centro de saúde para que ele tenha resultados, que as pessoas se beneficiem e sejam ajudadas aqui, no âmbito da família, no tratamento de saúde, em todos os âmbitos. Assim como minha irmã tinha amor pelo bem estar de todas as pessoas, agradeço muito por este gesto de afeto e consideração”, afirmou Antonieta Aragão, irmã da homenageada.

Família da homenageada Irônia Maria junto à secretaria de saúde Fernanda Santana