Sancristovenses recebem certificados de cursos profissionalizantes ofertados pela Prefeitura e SENAI

28/04/2022 - 17:02 Atualizado há 5 horas

Na manhã desta quinta-feira (28), a Prefeitura de São Cristóvão, em parceria com o Serviço de Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), realizou a entrega de certificados dos cursos de qualificação profissional para os moradores do município. A ação faz parte do Projeto de Interiorização do SENAI que busca levar cursos em unidades móveis em diversos pontos do estado, sendo realizado pela terceira vez em São Cristóvão.

Foram mais de 170 vagas distribuídas entre os cursos de Informática Básica, Soldador e Arco Elétrico, Eletricista Instalador Industrial, Confecção de Lingerie e Moda Praia e Mecânico de Manutenção em Motocicletas. Na solenidade feita no auditório do Paço Municipal, além dos alunos graduados, estiveram presentes o Prefeito Marcos Santana, o vereador Edson Pereira, o vereador Rafael do Sucatão, o coordenador técnico do SENAI, Agildomar Monteiro, e secretários municipais.

Em sua fala, o Prefeito Marcos Santana ressaltou a importância do Poder Público junto a instituições como o SENAI, que mantém parceria com a cidade de São Cristóvão no desenvolvimento de atividades de treinamento e capacitação profissional. “Nós não queremos o título de cidade dormitório, nós queremos os nossos jovens, homens e mulheres trabalhando em nossa cidade. É para isso que nós estamos trabalhando, para gerar emprego e renda em São Cristóvão. Parabéns a todos, e espero realmente que a partir desses cursos, as portas dos empregos possam se abrir para vocês”, declarou.

Prefeito Marcos Santana

A secretária da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast), Lucianne Rocha, elogiou a gestão que possui a preocupação em investir em pessoas e transformar realidades. Além disso, ela mencionou o trabalho da equipe da Semast no acompanhamento de cada aluno e na disponibilização de meios de transporte para que ninguém ficasse para trás. “A qualificação profissional hoje em dia é extremamente necessária para uma vida produtiva em sociedade, e nós enquanto gestores públicos entendemos que, para além de oferecer oportunidades, você precisa preparar as pessoas, qualificando para os diversos campos de trabalho”, disse.

Lucianne Rocha, secretária da Semast

O coordenador técnico do SENAI, Agildomar Monteiro, reconheceu o compromisso da Prefeitura no incentivo de parcerias com o SENAI, e pontuou o papel social da instituição em beneficiar as pessoas “qualificando-as no mercado de trabalho, para o empreendedorismo e para esse sucesso que vemos no final que é a alegria, que a educação transforma vidas”.

Agildomar Monteiro, coordenador técnico do SENAI

Graduados realizados

Representando os alunos, a formanda do curso de confecção de Lingerie e Moda Praia, Sheila Lima, agradeceu a Prefeitura e o SENAI pela oportunidade e na realização dos sonhos de muitas pessoas. “Através desse curso, eu pude ampliar o meu conhecimento. Era meu sonho aprender a confecção de lingerie e moda praia e espero que tenham novos cursos para que mais pessoas possam vir realizar seus sonhos”, concluiu.

Sheila Lima, formanda do curso de Lingerie e Moda Praia

Já o formando do curso de Soldador e Arco Elétrico, José Carlos, considerou a experiência como gratificante e uma forma de emprego no mercado de soldagem. “Agora com esse curso eu me sinto preparado para trabalhar. Só tenho a agradecer por esse programa”, finalizou.

José Carlos, formando do curso de Soldador e Arco Elétrico

Fotos: Heitor Xavier