Samba, Rap e ritmos afrocaribenhos lotam Palco Frei Santa Cecília na Praça do Carmo no 2º dia de FASC

03/12/2022 - 15:38 Atualizado há 1 dia



 

O Palco Frei Santa Cecília localizado na praça do Carmo abriu a 2ª noite de atrações musicais do FASC com muito samba. Não podia ser diferente no dia Nacional do Samba, comemorado todo dia 2 de dezembro. O Palco abriu com a banda Samba Deles e logo após o jogo brasil foi hora de acompanhar o Samba do Arnesto, banda sergipana que completa 10 anos de história.

 

 

Samba deles (foto: Dani Santos)

 

 

 

Samba do Arnesto 

 

 

‘Samba do Arnesto é uma banda incrível e tenho a honra de ser namorada de um dos integrantes. Acho que a banda traz uma grande visibilidade para nosso estado que necessita de bandas que falem da nossa terra, com músicas como esta que ouvimos agora que fala de Pirambu’, disse Marília Gabriela que acompanhou todo o show pertinho do palco.

 

 

Marília gabriela 

 

‘Para mim é muito satisfatório estar aproveitando uma festa tão grandiosa como o FASC, com aporte cultural tão rico, que valoriza a minha cultura, minha identidade e meu lugar que é Sergipe’, disse André Morais, de Aracaju.

 

A banda ofereceu ao público interpretações diversas de clássicos do samba e segundo João di lins, percursionista da banda, a sensação de tocar no FASc foi única. “Foi maravilhoso porque hoje é dia do Samba, são 50 anos de FASC e teve jogo da copa do mundo, então sentimos uma sensação única com uma energia maravilhosa, espetacular. Já tocamos no FASC 2018 e estávamos doidos para retornar porque nosso sentimento pela cidade é de muito afeto e orgulho’, disse ele.

 

 

 

 

“Sempre uma honra estar em São Cristóvão, ser convidado, ser lembrado. Da mesma forma como a África influencia na nossa civilização, São Cristóvão influencia Sergipe, a forma de ser. Como artista, estar aqui é estar de volta ao útero, ao berço. É uma felicidade imensa estar no FASC”, afirmou Rafael oliva, vocalista do Samba do Arnesto.

 

Fotos show Samba do Arnesto: Almeida Júnior)

 

 

Hiran

 

O rapper Hiran aqueceu a noite no Palco Frei Santa Cecília com muita música embalada nos beats e rimas que questionam a cultura machista e homofóbica ainda presente na sociedade. Hiran é de Alagoinhas, Bahia, e atualmente é um dos grandes destaques da cena artística baiana, levante arte como uma forma de manifesto.

 

 

Rapper Hiran

 

Antes de entrar no palco ele afirmou que é uma grande satisfação estar em São Cristóvão e que ficou surpreso com tamanha receptividade do público sergipano.   “Nesse momento estou nervoso mas muito feliz. Fiquei muito surpreso com a repercussão depois que anunciaram meu nome na programação do evento. Só quero subir no palco e entregar tudo o que eu tiver pois acho que vai ser lindo”, disse ele.

 

 

 

 

“Sou do Agreste baiano e me sinto muito honrado de coração por estar aqui, sou chorão e estou emocionado demais. Já fizemos turnê na Europa, mas aqui tem muito mais axé. Espero que todos gostem do nosso show”, complementou ele.

 

 

 

O público acompanhou o show do artista, cantando grande parte de suas musicas. “Hoje assisti ao show de Hiran e amei, um show maravilhoso. Aqui é uma mistura de diversidade, de pessoas, famílias. Gosto muito de São Cristóvão, uma cidade muito rica culturalmente, o que favorece o festival que é um evento muito completo e diverso”, afirmou Sayuri Oliveira, de Aracaju.

 

 

Sayuri Oliveira, turista de Aracaju

 

 

 

 

Lari Lima

 

Às 22h Lari Lima conduziu a noite no Palco Frei santa Cecília com sua voz inconfundível. A cantora aracajuana de 21 anos apresentou interpretações de grandes nomes da música nacional, como Elza Soares e também cantou músicas autorais.

 

 

Cantora Lari Lima

 

 

 

 

‘É uma grande responsabilidade estar aqui, nos 50 anos de FASC. Já estávamos sedentos de cultura, e a arte está em tudo em que a gente faz, por isso sou muito feliz de estar aqui comemorando e trazendo minha música para São Cristóvão”, afirmou a cantora.

 

 

 

 

“Conseguimos reproduzir o que estávamos imaginando, o que estávamos planejando. Foram dias de muita ansiedade, um misto de medo e angústia, de que iria dar certo, mas somos muito bons no que fazemos, e reproduzimos o que viemos fazer nesse plano. Desejo vida longa ao FASC’, acrescentou Lari Lima.

 

 

Academia da Berlinda

 

Para fechar a noite na praça do Carmo, o público contou com o embalo de ritmos afrocaribenhos da banda pernambucana Academia da Berlinda. A banda botou o público para dançar agarradinho trazendo ao FASC diferentes referências de musicalidades como o frevo, coco, maracatu, cavalo marinho, ciranda, forró, cumbia, afrobeat e carimbó.

 

 

 

 

“É um grande prazer tocar no Festival que faz 50 anos. Temos sempre que dar valor a esse tipo de evento que fomenta a cultura e dá oportunidade aos artistas. Isso é muito a identidade do nosso Brasil. Estamos muito felizes em trazer a cultura de Olinda para cá, trazer a cultura de Pernambuco, que praticamente é vizinha daqui”, afirmou  Tiné, vocalista da Academia da Berlinda.

 

 

 

 

Para o turista paulista que atualmente mora em Maceió (AL), Renatez Rezende, a banda fez uma ótima apresentação e superou as expectativas. “O show foi muito bom, tocaram todas as músicas que a gente esperava e muito mais. O FASC está maravilhoso, tudo muito próximo, dá par ir andando a todo lugar, sem falar que aqui é muito seguro e a arquitetura é incrível, assim como as pessoas que são bastante solícitas, sem falar na programação que está muito boa’, afirmou ele.

 

 

 

Renatez Rezende, turista de SP

 

 

Fotos show Hiran, Lari Lima e Academia da Berlinda: Heitor Xavier

 

 

FASC - Realização e apoio

 

O FASC é uma realização da Prefeitura de São Cristóvão, e neste ano conta com o patrocínio da Celi, Coca-Cola e Tiger. O apoio fica por conta da Fecomércio, Universidade Federal de Sergipe, Governo de Sergipe, Vitória Transportes, Thalu, Jaguar, RR Conect e UNIR.

 

Dia 01/12 - Quinta-feira

 

Palco Gal Costa, na Praça São Francisco

17h - Afoxé Di Preto

18h45 - Performance  "O tronco oculto", Cia Teatral Voz da Vida

19h - Espaço Formas - "Poemas do Sertão"

21h - Samba das Pretas

22h - Chiko Queiroga e Antônio Rogério

 

Palco Frei Santa Cecília, na Praça do Carmo

17h - Marcela Rubya

18h30 - Os Tabaréus

20h - Pedro Luan

21h30 - Alex Sant’anna

 

Palco Largo do Rosário, na Igreja do Rosário dos Homens Pretos

18h - DJ Augusto

19h - Nine Senses

20h - NGDK

21h - Flow Gonzaga

 

Cine Trianon, na Rua Cel. Erundino Prado

14h - Festivalzinho CURTA-SE 22 (com a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis) apresenta: “Meu nome é Maalum", "O Monstro do Pântano do Sul", e "Fiapo de Infinito".

15h30 - Sessão Sergipe com “Farinhada” - Manoela Veloso e “Clandestino” - Baruch Blumberg e “Ato de Resistência - 50 anos do FASC”

 

Salão de Artes Vesta Viana, na Praça da Matriz

14h - Roda de Conversa - Olhares na fotografia - Letícia França/Negalê, Davi Cavalcante, Pritty Reis e Moema Costa - Mediação: Gladston Barroso

17h - Roda de conversa - Arte e vida de Vesta Viana - Verônica Maria e Vera Lúcia dos Santos - Mediação: Elvacir Luiz

Exposição permanente: Layla Bomfim, Deborah Arruda, Sara Miranda, Amanda Sztybe, Laize Rosendo, Sônia Elizabeth, Kely Regina, Matheus Almeida, Giancarlo, Amanda Pinto, Davi de Souza, Ana Carla, Ebert dos Santos e David Ribeiro

 

Salão de Artes Horácio Hora, na Rua Pereira Lobo

14h - Roda de Conversa sobre Artes Visuais e Sergipanidades com Dênio Santos Azevedo, Germana Gonçalves de Araújo - Mediação: Neila Dourado

16h - Intervenções urbanas em Sergipe com Juno, Buga e Livreamar - Mediação: Fernando Marinho

Exposição permanente: Lucas Lemos, Elias Santos, Antônio Cruz e Mundo Negro/Larissa Vieira

 

Salão de Literatura Manoel Ferreira, na EMEF Gina Franco

15h - Roda de leitura poesia pura - Academia Sancristovense de Letras

16h - Roda de conversa sobre o Centenário de Manoel Ferreira “Vida e obra do poeta sancristovense” - com Maria Batista e Galdênia Ferreira - Mediação: Adailton Andrade

17h - Roda de conversa - Escritoras sergipanas

 

Espaço ODS, na EMEF Gina Franco - 10h às 15h

Distribuição de Livros, através do Projeto “Livro Liberdade para Alma”;

Ponto de Coleta Seletiva (Consórcio de Resíduos Sólidos Centro Sul do Estado e Grande Aracaju)

Práticas de Educação Ambiental; Plantio de árvores de mata atlântica, às margens do Rio Paramopama (S.O.S. Mata Atlântica, DESO e Secretaria Municipal do Meio Ambiente);

"Sala de Leitura (Colégio Santa Quiara)"

 Atividades de enfrentamento ao trabalho infantil (Semas)

Oficina de Resgate de Mamíferos Marinhos (Instituto Mamíferos Aquáticos);

 

Dia 02/12 - Sexta-feira

 

Palco Gal Costa, na Praça São Francisco

20h - Coletivo Sergipano de Mulheres no Samba

21:30h - Entrega da Medalha "Mérito Cultural"

23h - Alceu Valença

01h - The Baggios

 

Palco Frei Santa Cecília, na Praça do Carmo

16h - Samba Deles

18h - Samba do Arnesto

20h - Hiran

22h - Lari Lima

00h - Academia da Berlinda

 

Palco Largo do Rosário, na Igreja do Rosário dos Homens Pretos

15h - Skabong

16h30 - Açocena

18h - Mestre Madruguinha

 

Palco Mariano Antônio, no Largo da Matriz

15h - Cigari - “Varieté da Cigari”

17h - Michelle Pereira - “Sarapokàn”

18h - Ivo Adnil - “De canoa e de rede”

 

Cine Trianon, na Rua Cel. Erundino Prado

14h - Festivalzinho CURTA-SE 22 (com a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis) apresenta: "A Caverna de Petra" e  "Kuri Ha Akae Ovy".

15h30 - Sessão Sergipe com “Zélia” - Lucas Menezes, ”Imã de Geladeira” - Carolen Meneses e Sidjonathas Araújo,  ”Fim de Expediente” - Carol Barros e “Diô - O Mestre do Samba de Coco do Mosqueiro” - Fábio Jaciuk e Jorge Lins.

 

Salão de Artes Vesta Viana, na Praça da Matriz

14h - Panorama da Arte Contemporânea de Sergipe com Elias Santos, Antônio Cruz e Cauê Mathias - Mediação: Joel Ferreira Dantas

16h - Arte urbana em São Cristóvão com artistas selecionados do edital de Grafite - Mediação: Cauê Mathias

Exposição permanente: Layla Bomfim, Deborah Arruda, Sara Miranda, Amanda Sztybe, Laize Rosendo, Sônia Elizabeth, Kely Regina, Matheus Almeida, Giancarlo, Amanda Pinto, Davi de Souza, Ana Carla, Ebert dos Santos e David Ribeiro

 

Salão de Artes Horácio Hora, na Rua Pereira Lobo

14h - RODA DE CONVERSA - FASC MEMÓRIA EM CARTAZ - BRENO LOESER, MATHEUS AUGUSTINHO E ROSANE BEZERRA - MEDIAÇÃO - GLADSTON BARROSO.

17h - Abertura oficial do Salão

Exposição permanente: Lucas Lemos, Elias Santos, Antônio Cruz e Mundo Negro/Larissa Vieira

 

Salão de Literatura Manoel Ferreira, na EMEF Gina Franco

15h - Oficina de Freestyle: Minas no Free, Minas Front com Emília Aquino, Emanuele Caiane, Mali e Letícia França

16h - Roda de conversa - Novos autores sergipanos com Allan Jonnes, Carol Barros e Luís Matheus Brito - Mediação: Vera Lúcia dos Santos

17h - Contação de História Afro - Thaty Meneses

 

Cortejos, saída na Praça João Ferreira dos Reis

16h - Chegança da AMI

16h30 - Maracatu Raízes do Quilombo de Brejo Grande

17h - Tonico de Ogum e Cortejo Beleza Negra

 

Espaço ODS, na EMEF Gina Franco - 10h às 15h

Distribuição de Livros, através do Projeto “Livro Liberdade para Alma”;

Ponto de Coleta Seletiva (Consórcio de Resíduos Sólidos Centro Sul do Estado e Grande Aracaju) e Ações de exames rápidos (Unimed)

"Sala de Leitura (Colégio Santa Quiara)"

Atividades de enfrentamento ao trabalho infantil (Semas)

 

Dia 03/12 - Sábado

 

Palco Gal Costa, na Praça São Francisco

19h - Anne Karol

21h - Larissa Luz

23h - Daniela Mercury

1h - MC Tha

 

Palco Frei Santa Cecília, na Praça do Carmo

18h - Rebecca Melo

20h - Almério canta Cazuza

22h - Sandyalê

00h - João Suplicy

 

Palco Largo do Rosário, na Igreja do Rosário dos Homens Pretos

15h - Pardal MC

16h30 - MariaMilena

18h - Táia

19h30 - Kilodoinhame

 

Palco Mariano Antônio, no Largo da Matriz

15h - Boca de Cena - “Remundados”

17h - Imbuaça - “Mar de fitas, nau de ilusões”

18h - Cia de Teatro Loucos por Loucos - “O Santo e a Porca”

19h30 - Só Dança - “Ruas”

 

Cine Trianon, na Rua Cel. Erundino Prado

14h - Festivalzinho CURTA-SE 22 (com a Mostra de Cinema Infantil de Florianópolis) apresenta: "Tito e Os Pássaros"

15h - Sessão Sergipe com “Cinemas de Rua de Aracaju” - Juliana Vila Nova e Eudaldo Monção Jr e ”Ave Seca” - Carol Mendonça

 

Salão de Artes Vesta Viana, na Praça da Matriz

14h - Roda de Conversa sobre Arte Eletrônica com Eliane Weizmann e Yasmim de Freitas - Mediação: Fernando Marinho

16h - Roda de Conversa sobre Arte e Resistência com Renata Felinto - Mediação: Wendell Salvador

Exposição permanente: Layla Bomfim, Deborah Arruda, Sara Miranda, Amanda Sztybe, Laize Rosendo, Sônia Elizabeth, Kely Regina, Matheus Almeida, Giancarlo, Amanda Pinto, Davi de Souza, Ana Carla, Ebert dos Santos e David Ribeiro

 

Salão de Artes Horácio Hora, na Rua Pereira Lobo

14h - Roda de Conversa sobre Arte e Economia Coletiva com Lucas Lemos e Kauan Pereira - Mediação: Cássia D’Antônio

16h - Roda de Conversa sobre Modelagem Artística: Técnica e Materiais com Marcelo Almeida e Milton Coelho - Mediação: Gladston Barroso

Exposição permanente: Lucas Lemos, Elias Santos, Antônio Cruz e Mundo Negro/Larissa Vieira

 

Salão de Literatura Manoel Ferreira, na EMEF Gina Franco

15h - Memórias de um motorista de turnês - Paulo André - Mediação: jornalista Catarina Cristo

16h - Intervenção Literária “Destinos e Desatinos” com Raphael Melo

17h - Roda de conversa Centenário de João Oliva com Terezinha Oliva e Jorge Carvalho

 

Cortejos, saída na Praça João Ferreira dos Reis

16h - Caceteiras de Mestre Rindu

16h30 - Cortejo dos Mestres do Forró de Sergipe

17h - Burundanga Percussivo

 

Espaço ODS, na EMEF Gina Franco - 10h às 18h

Distribuição de Livros, através do Projeto “Livro Liberdade para Alma”;

Ponto de Coleta Seletiva (Consórcio de Resíduos Sólidos Centro Sul do Estado e Grande Aracaju) e Ações de exames rápidos (Unimed)

Sarau de talentos LGBTQIA+ nos 21 dias de ativismo – ODS 5 - IGUALDADE DE GÊNERO (Secretaria Municipal de Assistência Social e Movimentos LGBTQIA+)

Sala de Leitura (Colégio Santa Quiara)

Atividades de enfrentamento ao trabalho infantil (Semas)

Exibição do filme " Os Caminhos de Xangô - A resistência das religiões afro-descendentes

 

Dia 04/12 - Domingo

 

Palco Gal Costa, na Praça São Francisco

19h - Reemah

21h - Emicida

23h - Diogo Nogueira

 

Palco Frei Santa Cecília, na Praça do Carmo

16h - Saulinho

18h - BK

20h - Lucas Campelo

22h - Héloa

00h - Isis Broken

 

Palco Largo do Rosário, na Igreja do Rosário dos Homens Pretos

15h - Karne Krua

16h30 - Banda Manifestação

18h - Luno Torres

 

Palco Mariano Antônio, no Largo da Matriz

15h - Mamulengo de Cheiroso - “Baile de Cheiroso”

16h - Samba de Coco da Ilha

17h - Catalise Cia. dos Artistas - “Cabeleira - O Musical”

18h - Cia de Dança Carpe Diem - “Raízes Nordestinas”

19h30 - Mariah da Penha - “Levando a vida no cabelo”

 

Cine Trianon, na Rua Cel. Erundino Prado

14h - Mostra Acessibilidade - CURTA-SE 22 e Dia da Animação apresentam: "O Homem na Caixa", "Insone", "Millie", "Trip", "Piconzé", "La Loba", "8 Patas" e “Torre”

15h - Sessão Sergipe com “Morena dos Olhos Pretos” - Isaac Dourado

 

Salão de Artes Vesta Viana, na Praça da Matriz

14h - Roda de Conversa sobre A arte da Xilogravura com Nivaldo Oliveira e Evandro Sybine - Mediação: Neila Dourado 

16h - Aloísio Magalhães: Arte, Design e Patrimônio com Fernando Marinho e Fabrícia Guimarães - Mediação: Isadora Burmeister Dickie

Exposição permanente: Layla Bomfim, Deborah Arruda, Sara Miranda, Amanda Sztybe, Laize Rosendo, Sônia Elizabeth, Kely Regina, Matheus Almeida, Giancarlo, Amanda Pinto, Davi de Souza, Ana Carla, Ebert dos Santos e David Ribeiro

 

Salão de Artes Horácio Hora, na Rua Pereira Lobo

14h - Roda de Conversa sobre Colagem Analógica e Digital com Kely Nascimento e Ana Luiza de Santana Correa (Viajanalua) - Mediação: Tábata Maria Machado Santos

15h30 - Performance: Não Seque Por Dentro - Davi Cavalcante

16h - Integração artista e comunidade - Práticas colaborativas na Ilha do Ferro (Alagoas) com Adones Valença - Mediação: Wellington Césario

Exposição permanente: Lucas Lemos, Elias Santos, Antônio Cruz e Mundo Negro/Larissa Vieira

 

Salão de Literatura Manoel Ferreira, na EMEF Gina Franco

15h - Slam Poesia Marginal com Emanuele Caiane

16h - O Slam em Sergipe com Igor Sena

17h - Contação de história - Literatura de Erê (infantil) com Mali

 

Cortejos, saída na Praça João Ferreira dos Reis

16h - Pífano de Pífe

16h30 - Descidão Quilombola

17h - Batalá

 

Dias 01 a 04/12

 

Casa das Culturas Populares, na Praça São Francisco

10h às 18h - Exposição "Rezadeiras da nossa terra"

 

Casa Sesc

 

Salão da Casa Paroquial - Igreja da Matriz

 

Casa Geek e Cine SESC

 

Museu de Artes Sacra - Dia 03, das 15h às 17h e Dia 04  - 9h às 17h

Exposição  "Embarcações históricas e gente ribeirinha", de Mestre Passos        

 

Cidade Mãe Sustentável                        

 

Dia 02/12 - Sexta-feira

10h - Exposição Cidade Mãe na Perspectiva Ambiental

13h - Vídeo das ações de Gestão Ambiental do Município

15h - Roda de conversa orgânica: Importância Sociocultural para comunidades ribeirinhas - Geógrafa Msc. Sara Juliana Santana Santos (Diretora de Gestão Ambiental da SEMMA São Cristóvão/SE

 

Dia 03/12 - Sábado

10h - Exposição fotográfica Cidade Mãe na Perspectiva Ambiental

13h - Vídeo das ações de Gestão Ambiental do Município

15h - Roda de conversa orgânica: Educação Ambiental - Uma Estratégia para Sensibilizar e Refletir sobre Percepção Ambiental - Convidado: Geógrafo Dr. Lício Valério Lima Vieira

 

Dia 04/12 - Domingo

10h - Exposição Cidade Mãe na Perspectiva Ambiental

13h - Vídeo das ações de Gestão Ambiental do Município

16h - Integração com a Associação dos Catadores de Resíduos Sólidos de São Cristóvão sobre coleta seletiva