Saiba o que fazer em caso de perda do cartão de vacina ou para solicitar inserção dos dados no sistema do SUS  

14/10/2021 - 12:19 Atualizado há 1 dia



 

O cartão de vacinação comprova que o usuário recebeu as doses dos imunizantes contra a covid-19 e tem se tornado um importante documento nos dias atuais. Dessa forma, quem perdeu o cartão de vacinação, ou necessita de uma 2ª via para tomar segunda dose da vacina, deverá comparecer à Unidade de Saúde de Referência (UBS mais próxima) para solicitar novo cartão.

 

 

O que fazer caso tenha perdido o cartão de vacinação?

 

Para fazer um novo cartão de Vacina o usuário deverá entrar em contato com sua Unidade Básica de Saúde (UBS) e fornecer seus dados para a confecção da 2ª via do cartão: nome, CPF ou cartão SUS, data de nascimento, e se possível o local onde tomou as doses. O usuário deverá então aguardar a confirmação das informações no sistema da SMS para confecção do novo cartão. 

 

 

Conecte SUS

 

Todos os dados do processo de imunização contra a covid-19 são inseridos no sistema do SUS, através do Conecte SUS, a Plataforma de saúde para o cidadão, profissionais e gestores de saúde do Sistema único de Saúde. Lá estão as informações de saúde que permitem que o cidadão tenha acesso ao seu histórico clínico, vacinas aplicadas, exames laboratoriais de COVID-19 realizados, internações, medicamentos dispensados, entre outros serviços oferecidos pelo SUS.

 

 

Além disso, o usuário pode ter acesso à Carteira de Vacinação Digital e ao Certificado Nacional de Vacinação Covid-19, que é um documento que comprova que o usuário foi vacinado contra a COVID-19. Este documento poderá ser acessado tanto pelo site do Conecte SUS (conectesus.saude.gov.br/home) como pelo aplicativo para celular.

 

 

O que fazer caso os dados de vacinação não estejam no sistema do SUS?

 

Caso os dados de vacinação não estejam no sistema, o usuário deve ligar para a Secretaria de Saúde de São Cristóvão no 3045-4915 e fornecer os dados pessoais: nome, CPF ou cartão SUS, data de nascimento, e se possível o local onde tomou as doses, datas das doses e lotes. O prazo de resposta ao usuário é de até 48 horas.