Saiba a importância do exame citopatológico (lâmina) e como realizá-lo em São Cristóvão

11/11/2022 - 12:40 Atualizado há 4 horas



O exame citopatológico ou exâme de lâmina é um exame que detecta alterações nas células do colo do útero. Ele é necessário para diagnosticar lesões, tumores e doenças como o cancêr do colo do útero ainda no seu início. O exame é gratuito e pode ser realizado em todas as unidades de saúde do município de São Cristóvão, sem necessidade de encaminhamento.

 

Quem deve fazer o exame


O rastreio deve ser realizado em mulheres de 25 a 64 anos anualmente (quando houver alguma alteração nos exames) e por todas as mulheres que estão a 3 anos sem realizar a coleta.  


Onde fazer o exame


O exame pode ser realizado nas Unidades de Saúde de São Cristóvão, devendo a mulher estar cadastrada na sua unidade de referência. Para realizar o exame Citopalógico não precisa de encaminhamento, basta ir até a recepção da unidade e marcar para o profissional que está realizando, que pode ser o profissional de enfermagem. O profissional realiza a coleta no mesmo dia ou marca para a mesma semana (ou no máximo para a semana sequinte). 

 

Como se preparar para o exame


- A utilização de lubrificantes, espermicidas ou medicamentos vaginais deve ser evitada por 48 horas antes da coleta;
- A realização de exames intravaginais, como a ultrassonografia, também deve ser evitada nas 48 horas anteriores à coleta, pois é utilizado gel para a introdução do transdutor;
- A abstinência sexual só é justificada quando são utilizados preservativos com lubrificante ou espermicidas.
- O exame não deve ser feito no período menstrual, deve-se aguardar o quinto dia após o término da menstruação.- OBS: As gestantes podem realizar exames citopatológicos, o mesmo não causará problemas à gestação.
 
 

 

Quando sai o resultado


O resultado do exame fica pronto de 35 a 40 dias, e a mulher deve buscá-lo na própria unidade de saúde.

 

 

Dia delas - exames citopatológicos aos sábados nas UBS

 

Para facilitar a realização do exame em mulheres que não conseguem ir até a unidade de saúde durante a semana, a secretaria de saúde de São Cristóvão ofertará o Dia Delas, 3 sábados diferentes com todas as unidades abertas para realização do exame. Começa neste sábado dia 12 e segue nos dias 26 de novembro e 10 de dezembro, das 8h às 16h.

 

 

 

 

 

*Solicitação de mamografia

 

Além do exame citopatológico também é possível realizar nas UBS do município o teste rápido de  gravidez, testes rápidos para detecção de ISTs, requisição de mamografia, aferição de pressão arterial e glicemia capilar, entre outros.