Rota do Conhecimento: mais de 6 mil alunos são contemplados no projeto da Semed

06/02/2024 - 17:21 Atualizado há 1 dia



Na última segunda-feira (06), a Secretaria Municipal de Educação (Semed) através da Diretoria do Transporte Escolar, realizou uma ação celebrando o retorno das aulas para os alunos da rede municipal de São Cristóvão. Esta iniciativa significativa integra o programa "Rota do Conhecimento". 

 

 

O programa "Rota do Conhecimento" tem como objetivo principal proporcionar uma experiência segura e educativa para os alunos durante o trajeto de casa para a escola. A ação envolve a presença de monitores, que não só garantem a segurança dos estudantes, mas também promovem atividades educativas ao longo do caminho.

 

A Secretária da Semed, Deise Barroso, destacou o sucesso da Rota do Conhecimento e ressaltou a importância de garantir aos alunos um retorno às aulas com segurança e ao mesmo tempo enriquecedor. "O programa 'Rota do Conhecimento' não se resume a uma viagem comum, é uma oportunidade de proporcionar uma atividades enriquecedoras aos alunos, com monitores engajados, quase 6 mil alunos são transportados para os mais variados povoados, tornando cada deslocamento uma verdadeira jornada de aprendizado”, afirmou.

 

Deise Barroso, secretária da Semed

 

Marileide de Jesus, Coordenadora do Projeto Rota do Conhecimento, falou sobre  os princípios fundamentais do projeto e destacou que a iniciativa vai além do simples traslado e atividades educativas.  "O projeto fez cinco anos agora e para além do trajeto e das atividades realizadas, concentramos esforços na promoção de valores fundamentais, incentivando uma interação positiva entre os alunos. Os pontos de concentração, voltados são cuidadosamente planejados para prevenir qualquer forma de violência, para preservar a vida e o patrimônio para que respeitem o ambiente ao seu redor. Nossa abordagem pedagógica não apenas visa transmitir conhecimento, mas também incorporar a prática desses valores no dia a dia”, explicou. 

 

Marileide de Jesus, Coordenadora do Projeto Rota do Conhecimento

 

Josy Santos, monitora do Transporte Escolar compartilhou sua perspectiva sobre a experiência e enfatizou a importância do contato direto com os alunos. "Ao acompanhá-los diariamente, conseguimos estabelecer laços e promover um ambiente seguro, além de contribuir para o aprendizado através das atividades propostas durante o trajeto", pontuou. 

 

Josy Santos, monitora do Transporte Escolar

 

Fotos: Heitor Xavier