Romeiros chegam em São Cristóvão para a Festa de Senhor dos Passos

03/03/2023 - 21:23 Atualizado há 16 horas

Foram mais de 18 horas caminhando do município de Lagarto até a Igreja do Carmo, em São Cristóvão. Laudelino José dos Passos e sua esposa, Normélia de Oliveira Passos, percorreram o trajeto de mais de 50 km movidos pela fé e o sentimento de gratidão àquele que ambos carregam no sobrenome: Senhor dos Passos.

A gratidão dos romeiros é pela cura alcançada após um grave acidente sofrido por Laudelino há pouco mais de um ano. “Sofri um acidente em que tive várias partes do corpo afetadas e fiquei mais de três meses desacordado. Então minha esposa fez a promessa para Senhor dos Passos. Graças a ele, me recuperei e hoje consegui pagar essa promessa caminhando junto com ela, da minha cidade até aqui para agradecer por esse milagre”, declarou.

Laudelino José dos Passos

De joelhos na Igreja do Carmo, aos pés da imagem de Senhor dos Passos, Normélia ora e agradece pela cura de seu esposo. Ainda cansada após a longa caminhada, ela diz que “é um sentimento indescritível poder estar aqui, dar graças ao Senhor dos Passos e ver as pessoas reunidas após esse período da pandemia”, relatou.

Normélia de Oliveira Passos

Assim como o casal lagartense, dezenas de romeiros de vários municípios começaram a chegar na manhã desta sexta-feira (03), em São Cristóvão para a Festa de Senhor dos Passos que inicia hoje e segue até o próximo domingo (05).

Claudinei de Souza Santana é mais um destes fiéis que saíram de Lagarto a pé em destino à Cidade Mãe de Sergipe. Acompanhado da família e de amigos, ele relatou o que o motivou a fazer o trajeto. “A fé move montanhas, e nesse caminho nós tivemos muitas dificuldades. Pensamos em desistir, mas nossa fé é maior, ela nos trouxe até aqui para agradecer ao Senhor dos Passos pelas graças alcançadas”, afirmou.

Claudinei de Souza Santana

E essa fé e devoção também se torna por vezes herança de família. É o caso do estudante de Artes Visuais da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Antônio Lázaro, que participa pela segunda vez da celebração, cumprindo uma promessa realizada pelo seu pai.

“Quando tinha 1 ano e sete meses foi identificado um problema no meu coração. Então meu pai fez uma promessa ao Senhor dos Passos, pedindo para que eu ficasse bem, e se isso acontecesse, ele viria todos os anos para a Romaria pagar essa promessa. Quando fiquei sabendo disso, quis também cumprir essa promessa. Infelizmente ele faleceu no final de 2022, mas pretendo continuar seguindo os passos dele, mantendo de pé esse desejo dele e ser um homem incrível como ele foi”, contou o estudante.

Antônio Lázaro

Boa parte dos romeiros não se restringem à caminhada como única prática penitencial. Eles seguem alguns ritos que se repetem ano a ano, que incluem ações como cruzar agachado por baixo das imagens do Senhor dos Passos e de Nossa Senhora das Dores, beijar as fitas e os pés dos santos, além de acompanhar os cortejos e rezar diante das imagens. Alguns dos fiéis ainda se preocupam em se caracterizar com a roupa semelhante à da imagem do Senhor dos Passos.

Até o domingo, milhares de fiéis estarão caminhando e orando pelas ruas históricas da Cidade Mãe de Sergipe para demonstrar sua fé nesta celebração que existe há mais de 200 anos. Ela acontece sempre no período quaresmal, em preparação para a Páscoa e desde 2015 é reconhecida como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Sergipe.

Com o tema “Caminharemos na Estrada de Jesus”, a Romaria de Senhor dos Passos de 2023 possui uma programação extensa com missas e procissões. Confira abaixo toda a programação para este ano.

Programação da Romaria

- Missa, às 21h – Santuário São Judas Tadeu (Igreja dos Capuchinhos)

- Caminhada do Senhor dos Passos - 22h saindo da Igreja São Judas Tadeu, bairro América, com destino à Igreja Senhor dos Passos (São Cristóvão).

- Missas

11h – Igreja Matriz

16h – Igreja Matriz (acolhida aos Romeiros)

19h – Missa Campal na Praça do Carmo, logo após Procissão de Penitência

- Missas

6h – Igreja Matriz

7h – Igreja do Carmo Maior

8h – Palco ao lado da Igreja Matriz

8h – Gruta do Carmo

9h – Igreja do Carmo Maior

9h – Capela São João Batista (próximo da Imagem do Senhor dos Passos, no Alto da Bela Vista)

9h – Alto do Cristo

10h – Missa Solene (palco ao lado da Igreja Matriz)

11h – Igreja do Carmo

11h – Gruta do Carmo

12h – Palco ao lado da Igreja Matriz

13h – Igreja do Carmo Maior

13h – Gruta do Carmo

14h – Palco ao lado da Igreja Matriz

15h – Gruta do Carmo

16h – Procissão do Encontro - Saída da imagem de Senhor dos Passos, da Igreja Matriz, e da imagem de Nossa Senhora das Dores, da Igreja Senhor dos Passos (Carmo Menor).