Rodovia João Bebe-Água é entregue oficialmente pelo Governo de Sergipe

09/06/2021 - 16:01 Atualizado há 9 horas

Na manhã desta quarta-feira, 09, o governador Belivaldo Chagas entregou oficialmente a conclusão da obra de recuperação da Rodovia Estadual João Bebe-Água (SE-065), que liga o conjunto Eduardo Gomes ao Centro Histórico de São Cristóvão. A cerimônia contou as presenças do prefeito Marcos Santana, do vice-prefeito, Paulo Júnior e dos vereadores sancristovenses, Thiago Correia, Vanderlan Nego, Edson Pereira, Igor Macário e também do presidente da Câmara dos Vereadores, Diego Prado.

“Hoje é um dia de alegria e satisfação por entregarmos essa obra. Seguindo os protocolos que impedem aglomerações, nós estamos aqui registrando essa entrega de forma simples, mas necessária, pois o que importa é a obra ter sido realizada. Sozinho não se consegue fazer nada, e em casos deste tipo precisamos frisar a união com o prefeito, para que essa obra acontecesse. A conclusão da Rodovia João Bebe-Água vai contribuir ainda mais para o povo de São Cristóvão”, disse Belivaldo Chagas.

O governado de Sergipe aproveitou o momento para anunciar aos sancristovenses que a obra ligando Aracaju/São Cristóvão, através do Caminho de Santa Dulce dos Pobres também vai acontecer. “Quero fechar as obras em São Cristóvão avisando que faremos sim o Caminho de Santa Dulce dos Pobres, como forma de homenagearmos a nossa santa”, pontuou.

Belivaldo Chagas

No ato de entrega, o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana cumprimentou o governador e em nome dos moradores explicou o significado da Rodovia João Bebe-Água na vida do povo da cidade. “A decisão do governador Belivaldo Chagas em fazer essa obra acontecer está dentro de diversas outras obras que o Governo de Sergipe está fazendo em nossa cidade, como por exemplo, a execução da Rodovia Raimundo Juliano, que abrirá mais uma rota de acesso. Friso ainda que isto nunca aconteceu antes em nossa cidade. Nunca vimos tantas obras dentro de São Cristovão como estamos vendo nos últimos meses, e precisamos agradecer ao governador. A palavra que fica é realmente gratidão, e falo isto em nome dos mais de 90 mil sancristovenses, muitos destes que usam a Rodovia João Bebe-Água diariamente para ir e vir, para trabalhar e sobreviver, por isto essa entrega é tão significativa para todos nós, muito obrigado”, enfatizou Marcos.

Marcos Santana

Revitalização

Com recursos federais na ordem de R$ 8.197.570,94, oriundos do Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento (Finisa), voltado ao Setor Público, a revitalização da Rodovia João Bebe-Água correspondeu à recuperação de 13 km da rodovia; seis metros de pista de rolamento, sendo duas pistas com três metros de largura e dois metros de acostamento, um de cada lado. Executada por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade (Sedurbs) e do Departamento Estadual de Infraestrutura Rodoviária de Sergipe (DER), a João Bebe-Água faz parte do Programa Pró-Rodovias, que tem como foco melhorar a trafegabilidade dentro de Sergipe, garantindo segurança e o conforto para os cidadãos, através da revitalização das principais rodovias estaduais. A obra também está inserida no Avança Sergipe, programa de recuperação econômica do estado. Ressalta-se ainda que a conclusão da Rodovia João Bebe-Água contou com o apoio do senador Rogério Carvalho para a execução da obra.

Além da recuperação, a rodovia também passou por serviços de terraplenagem, drenagem pluvial, reciclagem do asfalto antigo e utilizadas 9.360 toneladas de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ), além de limpeza de sarjetas e de meio-fio, implantação de meio fio, remoção e implantação de defensas metálicas, além de sinalização vertical e horizontal. “Finalizo relembrando inclusive que o governador de Sergipe atendeu também ao pleito do prefeito Marcos Santana que tinha solicitado que a recuperação tivesse mais 700 metros, e assim foi feito contemplando ainda mais os moradores da cidade”, contou o secretário de desenvolvimento urbano e sustentabilidade (Sedurbs), Ubirajara Barreto.

Ubirajara Barreto

Fotos: Dani Santos.