Reunião define medidas para garantir a segurança nas escolas do município

12/04/2023 - 17:25 Atualizado há 2 dias



Diante das últimas ocorrências em algumas escolas do Brasil, além da disseminação de notícias falsas no município, a secretária Municipal de Educação (SEMED), Deise Barroso, reuniu-se com parte da sua equipe e com o tenente-coronel da 1ª CIPM, Augusto César, no intuito de desenvolver estratégias que reforcem a segurança e contribuam para manter a tranquilidade nas unidades de ensino.  

 

Durante o encontro, que aconteceu na última terça-feira (11), a secretária enfatizou que a gestão não vai medir esforços para garantir a segurança dos alunos e de todos os que fazem parte das escolas. “Eu convidei o coronel para vir conversar conosco para mostrarmos à sociedade que não estamos alheios às situações e, principalmente, para articularmos ações que proporcionem segurança, afinal, a escola deve ser lugar de acolhimento, um lugar em que as famílias devem se sentir seguras em deixar os filhos”, disse. 

 

Deise Barroso, secretária de SEMED

 

Ainda de acordo com a secretária, as ações instauradas, tanto pedagógicas, quanto emergenciais, visam potencializar as que já são postas em prática no município. “Entre elas está o reforço da ronda policial no entorno das escolas; a participação ostensiva dos funcionários no controle de acesso dos alunos aos estabelecimentos de ensino; a implantação do PROERD, um programa que visa o combate à violência e as drogas; o fortalecimento da Cultura de Paz, a exemplo do combate ao bullying; além da orientação à população no combate a fake news e no compromisso com as denúncias”, pontuou.  

 

 

O tenente-coronel, Augusto César, mencionou a força desta parceria e salientou a importância do papel da sociedade quando se compromete em colaborar. “A Polícia Militar é sensível à causa e sabemos o quanto é importante a nossa presença para coibir estes ilícitos que vêm ocorrendo. A intenção aqui é trabalharmos em parceria com a Prefeitura, mas devemos contar também com a colaboração do povo para que nos abasteçam com informações, porém verdadeiras, pois as informações falsas só dificultam o nosso trabalho e afetam na agilidade da solução”, explicou. 

 

Augusto César, tenente-coronel

 

“A Secretaria de Segurança Pública (SSP) trabalha com duas formas protocolares: uma delas é o flagrante, quando a população deve entrar em contato com o número 190 e a outra forma é a denúncia, que é repassada à Polícia Civil e devidamente investigada. Neste caso o ideal é que liguem para o número 181, o canal de denúncias da SSP”, informou o tenente-coronel. 

 

 

A Prefeitura ainda disponibiliza o número da Ouvidoria da SEMED, para que seja acionado em caso de suspeitas de qualquer ocorrência que envolva a integridade da comunidade escolar. Para entrar em contato com a Ouvidoria o número é: (79) 99865 6273. 

 

Fotos: Heitor Xavier