Representantes da Prefeitura e pesquisadores das Fundaj dialogam sobre aperfeiçoamento do Orçamento Municipal Participativo

23/05/2023 - 15:09 Atualizado há 4 dias

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Fazenda, Orçamento e Planejamento (SEMFOP), promoveu nessa segunda-feira (22) uma oficina ministrada por pesquisadores da Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj), a fim de discutir e apresentar o Orçamento Municipal. A reunião contou com a participação dos pesquisadores Carolina Beltrão de Medeiros, Luís Henrique Romani e Sérgio Kelner, e teve como objetivo promover a construção participativa do orçamento, além de buscar maneiras de aprimorá-lo em conjunto com os secretários municipais.

Durante a oficina, o secretário da SEMFOP, Eldro da França, ressaltou que “o Orçamento Participativo é uma iniciativa que busca envolver a população nas decisões sobre o destino dos recursos públicos. O Orçamento Participativo é um instrumento poderoso de gestão participativa, permitindo que os cidadãos tenham voz ativa no processo de decisão sobre a destinação dos recursos públicos. Estamos aqui para ouvir as demandas e sugestões dos demais secretários e gestores, na constante busca de construir uma São Cristóvão cada vez melhor", ressaltou o secretário.

Eldro da França, secretário da SEMFOP

Sobre a oficina, o secretário destacou que implementar o orçamento público da melhor maneira e envolver a comunidade na discussão sobre esse processo orçamentário é de suma importância. “Este encontro com os pesquisadores da Fundaj serve para nos auxiliar na implementação efetiva do orçamento participativo, colocando em prática um dos princípios que o prefeito tanto evidencia: a transparência e a participação social. Em suma, vamos definir as medidas que vamos adotar, além de debater a importância que tem o orçamento participativo no município de São Cristóvão”.

Uma das mediadoras do evento, a pesquisadora Carolina Beltrão, explicou que este encontro faz parte da continuação do projeto Rede 10, que desde o ano passado atua discutindo programas e políticas públicas no município . “O nosso objetivo é o de criar uma rede de troca de boas práticas nos municípios sergipanos, sobretudo na cidade de São Cristóvão, que é considerada como cidade piloto, pois é a primeira onde estamos realizando essa pesquisa. Agora vamos começar uma segunda fase, que é a de discutir sobre os principais problemas que detectamos no ano passado, durante as oficinas que ministramos com os gestores. A primeira medida é alinhar o orçamento participativo”.

Carolina Beltrão de Medeiros, pesquisadora da Fundaj

Em seu depoimento, o Prefeito Marcos Santana expressou sua gratidão pela presença de todos, em especial dos representantes da Fundaj e complementou sua fala enfatizando seu desejo de aprender a fazer um orçamento. “Reconheço a dificuldade que é elaborar um orçamento, pois essa é uma tarefa construída coletivamente do ponto de vista institucional e que deve ser ampliada para a sociedade civil. Por isso ressalto a importância de todos os gestores aqui presentes estarem atentos às discussões realizadas na reunião, a fim de garantir a efetiva implementação das propostas discutidas, isso para fortalecer ainda mais a conexão entre o governo municipal e a comunidade”, afirmou.

Marcos Santana, prefeito

Fotos: Dani Santos