Reencontro de fé: Romaria do Senhor dos Passos volta a ocorrer com presença de público em São Cristóvão

10/02/2023 - 17:25 Atualizado há 1 dia



Com o tema “Caminharemos na Estrada de Jesus”, uma das maiores manifestações religiosas do nordeste, a Romaria do Senhor dos Passos, vai voltar a receber fiéis de todo o Brasil entre os dias 03 e 05 de março. Nos últimos dois anos o evento não contou com a presença de público, por conta da pandemia da Covid-19. 

 

O evento, realizado pela Arquidiocese de Aracaju, é uma tradição há mais de 200 anos, sempre no período quaresmal, em preparação para a Páscoa  e costuma reunir mais de 70 mil fiéis. Em 2015, passou a ser reconhecido como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial do Estado de Sergipe.

 

A Prefeitura de São Cristóvão oferece suporte logístico e estrutural para a viabilização da romaria,  com a mobilização de diversas secretarias que compõem a gestão municipal. Para o prefeito, Marcos Santana, além da questão religiosa, o evento é muito importante para a economia do município. “A Festa de Passos tem  uma grande importância porque vai além do aspecto religioso, já que é um evento que atrai visitantes e gera emprego e renda para a nossa cidade. Por isso, a prefeitura trata a Romaria com todo o cuidado, acolhimento e disponibiliza toda logística necessária para que tudo ocorra bem”, destacou. 



A programação da festa tem início com a realização dos ofícios em honra do Senhor dos Passos. Os ofícios começam nesta sexta-feira (10) e ocorrem todas às sextas, às 19h, até o dia 24 de março. 




Programação da Romaria 

 

3 de março

- Missa, às 21h – Santuário São Judas Tadeu (Igreja dos Capuchinhos)

- Caminhada do Senhor dos Passos - 22h saindo da Igreja São Judas Tadeu, bairro América, com destino à Igreja Senhor dos Passos (São Cristóvão).

4 de março

- Missas

11h – Igreja Matriz

16h – Igreja Matriz (acolhida aos Romeiros)

19h – Missa Campal na Praça do Carmo, logo após Procissão de Penitência

 

5 de março

- Missas

6h – Igreja Matriz

7h – Igreja do Carmo Maior

8h – Palco ao lado da Igreja Matriz

8h – Gruta do Carmo

9h – Igreja do Carmo Maior

9h – Capela São João Batista (próximo da Imagem do Senhor dos Passos, no Alto da Bela Vista)

9h – Alto do Cristo

10h – Missa Solene (palco ao lado da Igreja Matriz)

11h – Igreja do Carmo

11h – Gruta do Carmo

12h – Palco ao lado da Igreja Matriz

13h – Igreja do Carmo Maior

13h – Gruta do Carmo

14h – Palco ao lado da Igreja Matriz

15h – Gruta do Carmo

16h – Procissão do Encontro - Saída da imagem de Senhor dos Passos, da Igreja Matriz, e da imagem de Nossa Senhora das Dores, da Igreja Senhor dos Passos (Carmo Menor).

 

Foto: Márcio Garcez