Projeto “Pôr do Sol na Cidade Mãe” atrai visitantes e fortalece comércio do município

17/01/2022 - 22:11 Atualizado há 1 dia

Quem foi à Praça da Matriz no sábado (17), não se arrependeu do que viu. Isso porque o Projeto “Pôr do Sol na Cidade Mãe” foi retomado no último final de semana e reuniu muita música, artesanato e culinária, atraindo visitantes e fortalecendo a cultura e o comércio do município. A iniciativa fez parte do calendário de eventos da cidade para 2022, sendo promovida pela Prefeitura de São Cristóvão, através da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fumctur).

A terceira temporada do evento contou com os shows das bandas Paralello e Júnior Brava, que animaram o público durante a tarde e noite do sábado. A população também pôde adquirir os alimentos e produtos que foram comercializados na feirinha de artesanato e de gastronomia, além de ter a oportunidade de contemplar a beleza do pôr do sol na quarta cidade mais antiga do país.

Pôr do Sol em São Cristóvão

Diretora de cultura da Fumctur, Elma Santos, falou sobre a retomada do evento, detalhando que os artistas selecionados foram contemplados pelo último edital da Lei Aldir Blanc. “Nós resolvemos trazer o projeto para o período em que ele geralmente acontecia, que é no início do ano, onde temos o maior fluxo turístico na cidade. O objetivo com ele é criar mais atrativos turísticos na cidade, fomentando o comércio local, onde os artesãos e pessoas que trabalham com gastronomia possam vender seus produtos, gerando renda para o comércio e movimentando a economia do município”, declarou a diretora.

A primeira banda a subir ao palco do evento foi a Banda Paralello, que foi fundada há três anos e é carregada de influências brasileiras como o axé e o reggae para formação de sua identidade sonora. Para o vocalista da banda, Flávio Brito, se apresentar em São Cristóvão é motivo de alegria. “Nossa vibe é do Pôr do Sol, nossas músicas casam muito com esse momento, então estamos muito felizes por estarmos aqui nos apresentando em São Cristóvão”, relatou o vocalista.

Vocalista da banda Paralello, Flávio Brito

O sentimento é semelhante ao do cantor Júnior Brava, segunda atração do dia que fez o público dançar e cantar os sons do sertanejo, pagode e arrocha. “Para mim é muito gratificante. Sou daqui de São Cristóvão, moro do Eduardo Gomes, então poder estar me apresentando aqui para as pessoas de São Cristóvão me deixa feliz demais. O sentimento é de gratidão”, contou.

Cantor Júnior Brava

Comerciantes e visitantes

Quem não perdeu a oportunidade de vender seus biscoitos na feirinha artesanal e gastronômica foi Ivana Rodrigues. Ela contou que sempre busca participar dos eventos que ocorrem no município, a exemplo da Festa de Passos e Festival de Artes, e elogiou a Prefeitura por promover eventos que fomentam a cultura e economia. “São Cristóvão vem mudando nos últimos anos, realizando um bom trabalho de divulgação da cultura e as pessoas estão reconhecendo isso. Sempre que venho para os eventos consigo vender todos os produtos e esse é mais um onde nós temos a oportunidade de expor nossos produtos para mais pessoas e conseguir fortalecer nossa renda”, ressaltou.

Ivana Rodrigues, comerciante

Outra comerciante que observou no evento um momento oportuno para vender seus doces e salgados foi Suly Brota. Professora, ela conta que começou a empreender no ramo dos alimentos por conta da pandemia, e que sempre tem buscado oportunidades como o “Pôr do Sol” para conseguir uma renda extra.  “Nós ainda estamos passando por um momento financeiro e econômico ainda muito difícil por conta da pandemia, então todos os finais de semana estou vendendo meus produtos na Praça da Matriz para complementar minha rede. Acho as iniciativas como esse evento maravilhosas, porque elas movimentam, faz com que os turistas venham e atrai também a população da cidade para se divertir”, avaliou.

Suly Brota, professora e empreendedora

Já a enfermeira Mônica Góes, que reside em Aracaju, aproveitou o final de semana para visitar a Cidade Mãe, curtir o pôr do sol e ouvir uma boa música. “Acho essas iniciativas importantes tanto para quem mora aqui, quanto para promover o turismo, para as pessoas conhecerem toda a beleza de São Cristóvão”, declarou.

Enfermeira Mônica Góes visitou a cidade no último sábado