Projeto Cidade Verde: SEMMA realiza plantio de mudas para melhorar arborização no Centro Comercial do Eduardo Gomes

19/05/2023 - 18:29 Atualizado há 1 dia



 

 

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA), realizou nesta sexta-feira (19) a segunda etapa do projeto Cidade Verde, que integra o programa Cidade Mãe Sustentável. A atividade foi desenvolvida na praça do Centro Comercial do bairro Eduardo Gomes e o objetivo da ação foi arborizar as áreas públicas para trazer mais conforto térmico e garantir o embelezamento desses espaços. 

 

As mudas foram doadas pelo Sergipe Parque Tecnológico (Sergipetec) para a SEMMA  e o planejamento da pasta é que o plantio seja feito durante esse ano em 10 praças do município, mapeadas previamente, com cerca de 30 árvores semeadas em cada local. Antes do Centro Comercial do Eduardo Gomes, o projeto já havia contemplado a praça Milton do Cinema, no bairro Divinéia. 

 

Dentre as espécies semeadas estão aroeira, ipê-rosa, paineira, maria preta e saboneteira; espécies nativas que foram escolhidas pela sua melhor adaptação ao clima e aos ambientes urbanos, como explica a engenheira florestal e coordenadora de fauna e flora da SEMMA, Paula Ismerim: 

 

“Uma das tendências atualmente é o plantio de  espécies nativas e não as exóticas como era feito antigamente. Ainda hoje a gente tem muitas espécies que causam danos às estruturas, como ficus, amendoeiras e mata-fome. São espécies que não são brasileiras e com isso acabam descaracterizando o ambiente. O objetivo agora é estimular o plantio de mudas nativas para trazer um ambiente mais próximo do que era antigamente”, concluiu.



Paula Ismerim, coordenadora de fauna e flora da Semma

 



Manuel Júnior, coordenador de educação ambiental da SEMMA destaca a importância da arborização urbana para o bem-estar da população, estética dos espaços públicos e para o meio ambiente: 

 

“É muito importante a presença de árvores nas áreas urbanas. Elas trazem sombra, tornam o local mais fresco e agradável de estar. Consequentemente, a praça começa a ter mais movimento, com pessoas caminhando e fazendo atividade física. Além da questão estética e de bem-estar, é fundamental para o meio ambiente, porque a gente está fazendo um resgate das espécies nativas que foram desmatadas na região”, pontuou Manuel.

 

 

Manuel Júnior, coordenador de educação ambiental

 

 

 

 

 

Fotos: Jhonny Oliveira.