Projeto Academia & Futebol contempla 120 estudantes da rede municipal de ensino

04/05/2022 - 18:14 Atualizado há 1 dia

Seguindo a política da gestão municipal que busca transformar vidas e formar cidadãos através do esporte e da educação, a Prefeitura de São Cristóvão participou na manhã desta quarta-feira (04), da entrega dos uniformes aos estudantes contemplados pelo Projeto Academia & Futebol. A cerimônia ocorreu na Universidade Federal de Sergipe (UFS), instituição responsável por sediar o núcleo do Programa no Estado.

Durante sua fala, o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana, agradeceu à UFS pela parceria que irá contribuir para a vida de tantas crianças e adolescentes da cidade. O gestor também garantiu que, além do transporte dos alunos, o município também contribuirá com o projeto no que diz respeito à alimentação e aquisição de caneleiras e bolsas, que complementarão o kit esportivo. Os estudantes receberam o colete dupla face, short, camisa, meião e uniforme oficial nesta quarta-feira (04).

“Os estudantes tem aqui uma oportunidade, sem custo, de estar em uma academia de futebol na maior instituição de ensino de Sergipe, uma das maiores do país e que fica em São Cristóvão. Agradeço à Universidade por permitir que nossos meninos e meninas possam participar dessa iniciativa que sem dúvida, além da prática de futebol, irá permitir a formação de cidadãos e cidadãs. Nós da Prefeitura daremos todo apoio que for necessário para que isso aconteça”, destacou o prefeito.

O vice-reitor da UFS, Rosalvo Ferreira, aproveitou o momento para reforçar o papel da instituição de ensino junto à comunidade externa. “A Universidade está de portas abertas e ela só é importante quando ela chega à comunidade, quando se torna parte da comunidade. Aqui, os alunos receberão uma formação não só sobre futebol, mas vão aprender coisas que levarão para toda a vida, por isso é fundamental que todos eles aproveitem o que está sendo oferecido, já eles são os atores principais desse projeto”, apontou.

O Projeto

Em execução desde março, o Projeto Academia & Futebol contempla 120 alunos da rede municipal de ensino que duas vezes por semana participam de atividades como a prática do futebol, futsal e beach soccer, realizadas na Universidade. Além disso, os estudantes e seus familiares recebem o suporte de uma equipe multidisciplinar formada por 15 bolsistas de várias áreas de atuação, como detalha o do Departamento de Educação Física e coordenador do Projeto, Ailton Oliveira.

“O Projeto possui uma atuação multiprofissional, que contempla não só o aluno, mas também sua família. Eles recebem a orientação sobre hábitos de alimentação e higiene, acompanhamentos odontológicos, de fisioterapia, psicologia, bioquímica e recebem aulas de reforço. A ideia do projeto é a formação cidadã. Nosso principal objetivo é que a prática esportiva seja uma ferramenta para atingir os valores para a formação cidadã dos futuros homens e mulheres de São Cristóvão”, declarou Ailton.

O secretário de esporte e lazer de São Cristóvão, Klewerton Siqueira, também comentou a importância da iniciativa, destacando que a seleção dos alunos foi realizada nas escolas da sede do município, como EMEF Araceles Rodrigues e EMEF São Cristóvão. “Essa parceria entre UFS e Prefeitura estará não só formando atletas, mas formando grandes cidadãos e cidadãs. É isso que tem sido feito e está sendo um sucesso”, avaliou.

Ainda segundo o secretário, um novo projeto será implantado para beneficiar os alunos que residem na região da Grande Rosa Elze.