Projeção mapeada e apresentações musicais encantam população no Natal da Cidade Mãe

23/12/2021 - 15:18 Atualizado há 1 dia

Um show de luzes, cores e sons, aliado às canções que despertam os melhores sentimentos neste período natalino. Assim foi mais uma noite do Natal da Cidade Mãe, iniciativa da Prefeitura de São Cristóvão através Fundação Municipal de Cultura e Turismo (Fumctur). Ontem (22), a Praça São Francisco foi a responsável por receber o evento, e quem esteve por lá ficou encantado com o que presenciou.

A comerciante Elze dos Santos, por exemplo, elogiou o evento realizado pela gestão municipal, destacando as atividades que foram realizadas também em outros dias. “Estou gostando muito da programação desse ano, está tudo lindo. Amei as apresentações de hoje, a iluminação das praças está linda e o samba que teve nas últimas semanas também foi muito bom”, avaliou.

Elze dos Santos, comerciante

Outra moradora que aprovou a realização do Natal da Cidade Mãe foi a aposentada Maria Lúcia, que reside há 30 anos em São Cristóvão. Ela destacou que “está tudo ótimo, venho toda noite passear pelas praças, já fiz fotos e mandei para minha família que mora na Bahia. Gostei demais de tudo este ano, e com evento a cidade ficou muito mais movimentada”, relatou.

Maria Lúcia, aposentada

Promover essa movimentação cultural, reavivando as praças da cidade, atrair visitantes e despertar o sentimento de pertencimento dos moradores, são alguns dos objetivos da Prefeitura quando pensou na realização do Natal da Cidade Mãe. Estes pontos foram destacados pelo prefeito Marcos Santana durante seu discurso no evento.

Além disso, o gestor afirmou que a intenção é inserir a programação natalina dentro do calendário turístico do município. “Esse evento é e pretende ser algo que marque o calendário turístico da nossa cidade. Queremos que as pessoas de Sergipe saibam que aqui tem todo o final de ano um natal com eventos, corais, projeções e bela iluminação. É com muita alegria que promovemos essa noite e que fechamos esse ano com chave de ouro”, apontou.

Marcos Santana, prefeito

Apresentações musicais

Quem abriu a noite de apresentações foi o Coral Sindivoz, do Sindicato dos Profissionais de Ensino do Município de Aracaju (Sindipema). Com músicas tradicionais do repertório natalino, eles fizeram todo o público cantar em um grande coro na Praça São Francisco. Para o maestro do grupo, Jairo Melo, se apresentar em São Cristóvão é uma grande oportunidade. “O coral tem pouco tempo que retomou as atividades e esse é um espaço que a gente tem, melhor ainda por ser no Natal. Para nós que fazemos o canto coral é um incentivo que a Prefeitura faz quando ela disponibiliza esse espaço para gente se apresentar”, falou.

Coral Sindivoz

Essa também é a visão do maestro José Marcos de Andrade, que conduz os trabalhos na Lira Sancristovense há três anos. “É uma oportunidade para nós. Sempre que somos convidados nós buscamos apresentar o que fazemos, levando para população nosso trabalho”, informou.

Lira Sancristovense

Finalizando as apresentações musicais da noite, o coral Cantar das Águas, da Companhia de Saneamento do Estado de Sergipe (Deso), levou todo o encanto das músicas natalinas com uma nova roupagem instrumental. Para o maestro Sérgio Chagas, “o coral está voltando a cantar e levar a mensagem de paz que o Natal transmite, e se apresentar em São Cristóvão é importante porque ela já tem o sinônimo de todo o amor, já que ela é a Cidade Mãe de Sergipe. Estar cantando aqui é sempre uma grande honra”, descreveu.

Coral Cantar das Águas

Mapping

Ao final do evento, a população que foi à Praça São Francisco pode se encantar com a projeção natalina mapeada (mapping) que foi projetada na fachada do Museu Histórico de Sergipe. Em seus três minutos de duração, a ação levou sons, cores e imagens, dentre elas as dos mestres do folclore sancristovense Rindu e Satú.

Iluminação natalina

Além das apresentações culturais, a população também pode apreciar neste ano a iluminação natalina em diversos pontos da cidade. Ao todo, o município investiu R$ 329 mil nos pontos de luz que estão espalhados na Praça São Francisco, Praça da Matriz, pórticos da cidade, Igreja do Loreto, Av. João Bebe-Água, e outras ruas da cidade.

Programação

A programação do município para este final de ano segue no sábado, 26, às 17h, onde ocorrerá o ensaio aberto de Grupos Tradicionais com o Reisado da Paz, retomando as tradições culturais da Cidade Mãe. Já o final das comemorações acontecerá no dia 31, no bairro Divinéia e na Praça do Loreto, o show pirotécnico, anunciando a chegada do novo ano.

Fotos: Heitor Xavier