Programação de Nosso Senhor dos Passos será online e sem peregrinação

09/03/2022 - 14:42 Atualizado há 1 hora



Com mais de dois séculos de tradição, a Romaria de Nosso Senhor dos Passos atrai à cidade de São Cristóvão centenas de devotos de diversas partes do Brasil, que não hesitam em acompanhar a procissão e pagar as promessas em uma das manifestações religiosas mais antigas e simbólicas de Sergipe.  Porém, assim como em 2021, este ano o festejo religioso não será presencial e sim online. Os Carmelitas prepararam uma vasta programação que será transmitida do dia 11 a 13 deste mês, nas redes sociais da Paróquia Nossa Senhora da Vitória.

 

Imagem da Romaria de Nosso Senhor dos Passos antes da pandemia 

 

De acordo com o pároco da cidade, Frei Pedro, desde que surgiu a tradição de Nosso Senhor dos Passos em São Cristóvão, quando pescadores encontraram a imagem à deriva no rio Paramopama e a levaram aos Carmelitas, o evento religioso reúne muitos fieis que pedem graças e bênçãos, seja acompanhando as missas e/ou através da peregrinação. “O formato online é uma adaptação necessária diante da situação atual. Mais uma vez a programação será online e gostaria que todos acompanhassem pelas redes sociais tudo o que iremos oferecer e todos os atos litúrgicos”, disse o pároco.

 

Sem carreatas ou procissão, as imagens permanecerão nas Igrejas e haverá cerca disciplinadora para que os fieis não passem por debaixo delas, como costume. Outra observação é a presença das equipes dando suporte no acolhimento dos fieis e no recebimento de velas, para que não haja aglomeração no período em que as Igrejas permanecerem abertas.

 

Acompanhe a programação que será transmitida pelas redes sociais da Paróquia

 

Sexta-Feira - 11/03

Ofício da Romaria / Campal da Praça Senhor Dos Passos - 18h30

 

Sábado – 12/03

Igreja do Carmo Maior

10h – Missa

17h – Missa

19h – Missa e Canto dos Passos da Penitência

 

Domingo - 13/03

Igreja do Carmo Maior

07h - Missa

10h - Missa Solene

17h – Sermão do encontro, Passos do encontro e Canto da Verônica

 

Procissão antes da pandemia 

 

Devoção e tradição de ofertas velas

 

Museu dos Ex-Votos

 

Devotos tocam a imagem e passam por baixo como manifestação de fé

 

Fotos: Márcio Garcez, Dani Santos e Heitor Xavier