Programação Anual de Saúde é aprovada em reunião conjunta entre SMS e Conselho Municipal de Saúde

03/06/2022 - 17:52 Atualizado há 1 dia

A Programação Anual de Saúde (PAS) para o ano de 2022 foi validada em reunião realizada nesta quinta-feira (03) entre Secretaria Municipal de Saúde e Conselho Municipal de Saúde de Sao Cristóvão.

A Programação foi apresentada e discutida com representantes da sociedade civil organizada e conselheiros de saúde para que as metas em saúde pública para o ano corrente pudessem ser validadas.

“Esta reunião é realizada anualmente para validação da programação anual de saúde, que se refere às metas que foram elencadas no Plano Municipal de Saúde. Essa programação vai direcionar todas as ações que o município vai realizar durante o ano de 2022 e para ser aprovada, a gente precisa validar tudo junto ao Conselho Municipal de Saúde”, explicou Marília Alves, coordenadora de instrumentos de gestão do SUS – SMS.

Marília Alves, coordenadora de instrumentos de gestão do SUS – SMS

A PAS é um importante instrumento de gestão que operacionaliza as metas a serem alcançadas no âmbito da saúde pública municipal, observando os recursos orçamentários a serem utilizados levando em conta o controle social da população.

“Essa reunião foi solicitada pela diretoria de Planejamento para apresentar a programação anual de saúde, que envolve o controle social com o Conselho Municipal de saúde, onde debatemos as políticas públicas de saúde d município. Uma reunião importante pois precisamos debater, discutir e ouvir, pois aqui temos a sociedade civil organizada representando vários segmentos, usuários, trabalhadores, prestadores de serviço, entre outros”, afirmou Gilvânia de Souza, Presidente do Conselho Municipal de São Cristóvão.

Gilvânia de Souza, Presidente do Conselho Municipal de São Cristóvão

Fotos: Dani SAntos