Programa “Tá na Mesa” completa um ano garantindo alimentação de qualidade para centenas de sancristovenses em situação de vulnerabilidade social

21/12/2022 - 18:01 Atualizado há 23 horas

Com o objetivo de garantir o acesso regular e permanente a uma alimentação adequada às famílias sancristovenses que estão em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar e nutricional, a Prefeitura de São Cristóvão criou em novembro de 2021 o programa “Tá na Mesa”. Desde então, a iniciativa liderada pela Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas) tem contemplado mensalmente 185 famílias com a concessão de cestas básicas e atividades de educação alimentar e nutricional vinculadas ao programa.

Na tarde de ontem (20), a Semas reuniu as famílias contempladas para comemorar um ano da implantação do Programa e celebrar a chegada das festas de Natal e Ano Novo. O evento que aconteceu no Salão dos Carmelitas também contou com a entrega das cestas básicas do “Tá na Mesa” e com a primeira distribuição dos alimentos oriundos do Projeto Municipal de Apoio à Agricultura Familiar  (PMAAF).  A atividade contou com a presença do secretário de infraestrutura, Julio Nascimento Júnior.

Prefeito Marcos Santana

Na ocasião, o prefeito Marcos Santana reforçou o compromisso da gestão municipal em garantir à população o acesso à alimentação de qualidade. “Nós trabalhamos para garantir que vocês tenham direito e alimentação é um direito de todo cidadão, de toda cidadã, de todo ser humano. É para isso que a gente trabalha, é para isso que a Secretaria de Assistência Social atua e nós vamos continuar trabalhando nos próximos anos para que mais pessoas, sobretudo aqueles que mais precisam, continuem tendo seu direito garantido. Esse é o nosso compromisso”, afirmou o gestor.

Prefeito, secretária de assistência e secretário de infraestrutura

A secretária da Semas, Lucianne Rocha, destacou que o Programa “Tá na Mesa” vai além da concessão de cesta de alimentos, tendo como principal objetivo possibilitar que famílias em situação de insegurança alimentar grave desenvolvam diversas habilidades dentro do seu âmbito familiar para que superem essa situação. Para isto, o Programa garante aos beneficiários a participação em oficinas que abordam questões como oreaproveitamento e reutilização dos alimentos, economia doméstica, ações voltadas para a saúde, e oficinas focadas na geração de emprego e renda.

Secretária da Semas, Lucianne Rocha

Além disso, a Lucianne lembrou que aliado à concessão das cestas e das oficinas, a população neste ano também teve acesso a alimentação proveniente da agricultura familiar. Ao todo, foram entregues 18 toneladas de alimentos, através dos Programas de Aquisição de Alimentos tanto federal, quanto estadual, além da Companhia Nacional de Abastecimento (CONAB). Com a implantação do Projeto Municipal de Apoio à Agricultura Familiar, a meta para o próximo ano é ampliar o número de famílias atendidas em São Cristóvão.“Este nosso primeiro ano serviu para nós nos estruturarmos, e agora no próximo ano buscaremos aumentar o número de famílias contempladas porque a gente sabe que ainda tem muitas famílias que necessitam desta participação em nossos programas”, declarou a secretária.

Famílias contempladas em várias localidades

A coordenadora do Centro de Referência em Segurança Alimentar e Nutricional (Cresan), Winnie Correia, explicou que um dos objetivos do programa “Tá na Mesa” é atender a população que se encontra em locais distantes da sede e que possui mais dificuldade em acessar os programas assistenciais. “Hoje temos usuários de todas as localidades, a exemplo do Cardoso, Aldeia, Tijuquinha e Caípe. Um dos nossos objetivos é chegar naquelas comunidades, naqueles usuários que realmente tem dificuldade de acesso, para garantir a alimentação adequada e saudável que é um direito básico e fundamental”, explicou a coordenadora.

Elizângela de Jesus Santos é uma das beneficiárias do Programa. Moradora da Colina, ela tem cinco filhos e participa do “Tá na Mesa” desde quando ele foi implantado. Para ela, o Programa tem sido importante para a alimentação dela e da família. “Esse benefício tem me ajudado muito a manter a comida na mesa. É fundamental para quem está passando por dificuldades e tenho certeza que vai ajudar muito mais gente que precisa”, declarou.

Elizângela de Jesus Santos

Também atendido pelo “Tá na Mesa”, o morador do Caípe Novo, Cristian Fontes, ressaltou a importância da existência de um programa como este no município. “É uma coisa muito importante para quem está passando por dificuldades. Eu e minha esposa estamos desempregados e esse programa está ajudando muito a gente. Não só nós, mas todo mundo aqui que tá precisando. Espero participar até melhorar a minha situação”, finalizou.

Cristian Fontes

Critérios para inserção no Programa

O Programa Tá na Mesa é voltado para famílias que vivem em estado de vulnerabilidade social e em situação de insegurança alimentar. Isso envolve famílias que tenham pessoas com alguma comorbidade, deficiência, idosos ou gestantes, cuja necessidade de uma alimentação especial é maior. Além disso, para ter acesso ao programa, é preciso atender às seguintes condições: possuir renda familiar per capta de até ¼ de um salário mínimo nacional; residir em São Cristóvão; estar cadastrado no CADÚNICO.

Fotos: Heitor Xavier