Programa Segundo Tempo retoma suas atividades na UFS contemplando 100 alunos da rede municipal de São Cristóvão

20/06/2023 - 17:37 Atualizado há 8 horas



 

A Prefeitura de São Cristóvão por meio da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), em parceria com a Universidade Federal de Sergipe (UFS) retomou as atividades do Programa Segundo Tempo. Essa iniciativa tem como objetivo promover a prática esportiva e a inclusão social de crianças e adolescentes por meio do esporte. A parceria beneficia cerca de 100 alunos da Rede Municipal de Ensino da Cidade Mãe.

 

O Programa Segundo Tempo foi criado pelo Ministério do Esporte e busca oferecer atividades esportivas educacionais gratuitas para jovens, visando o combate à exclusão e promoção à cidadania e estimulando a formação integral desses jovens. A execução das atividades é realizada por meio de uma parceria com o Departamento de Educação Física da UFS (DEF/UFS) e a Prefeitura de São Cristóvão, e conta com práticas esportivas diversas, como atletismo, badminton, futebol, handebol, natação, entre outras. Cada esporte é chamado de estação e a cada 3 meses, os alunos trocam de estação, podendo aprender todas as modalidades. 

 

 

Ginásio de Dança/UFS 

 

 

Para Alberto Tadeu, assessor técnico da Semel, o programa visa, acima de tudo, a formação de cidadãos, que futuramente podem se tornar atletas. “Na universidade, os jovens recebem muito mais do que atividades esportivas, eles têm aula de reforço, visitam as bibliotecas, os diversos departamentos da universidade, entre outras atividades interativas que disseminam conhecimentos para eles”. Alberto afirma que o programa atende 100 alunos da rede municipal de São Cristóvão no contraturno escolar. 

 

 

Alberto Tadeu, assessor técnico da Semel

 

 

A comunicação direta entre prefeitura e universidade é feita por Ailton Oliveira, chefe do Departamento de Educação Física da UFS, que enfatiza a preocupação que a equipe tem em unir forças com a família e a escola dos jovens. “Fora as atividades esportivas, estamos implementando reuniões sobre hábitos alimentares, comportamentais ou qualquer outro assunto que detectamos ser importante para eles. Além disso, acertamos na primeira reunião pedagógica o acompanhamento com a família e com o corpo docente das escolas”. 

 

 

Ailton Oliveira, chefe do Departamento de Educação Física da UFS

 

 

Marcela Lima, professora de atletismo no programa, afirma que é gratificante perceber a evolução dos jovens. Ela compartilha que o comportamento dos alunos já está diferente, que a visão sobre o mundo e os seus comportamentos estão evoluindo. “Eles não tinham consciência corporal, mas já conseguimos ver mudanças positivas na atividade da corrida, por exemplo. Percebemos evolução também na cooperatividade, antes eles tinham sentimento de competitividade, e agora, durante a execução dos exercícios, enxergamos eles praticando os valores que toda a equipe reforça no programa”. 

 

 

Marcela Lima, professora de atletismo

 

 

Alunos da Escola Municipal Dr. Martinho de Oliveira Bravo, Danrlei Machado e Alberto Júnior, ambos de 12 anos, participam do programa desde o seu primeiro ano de atuação, em 2022. 

 

Para Danrlei, as atividades são mais que educativas, é um divertimento. “Aqui eu pratico atletismo, corrida em areia e revezamento, cem metros e outras atividades. Estou gostando bastante, estou melhorando no futebol, conseguindo ser mais rápido e estou tendo mais fôlego”.

 

 

Danrlei Machado, 12 anos 

 

 

“Aqui eu corro muito, pratico saltos, faço arremesso de peso e pulo bastante. Consigo perceber que estou mais rápido, também, e as atividades estão me ajudando no meu emagrecimento, além de que é um divertimento”, partilha Alberto. 

 

 

Alberto Júnior, 12 anos 



Fotos: Heitor Xavier