Programa Segundo Tempo beneficiará 100 alunos de São Cristóvão 

31/05/2022 - 20:48 Atualizado há 1 dia



Foi realizado na última segunda-feira (30), no auditório da reitoria da Universidade Federal de Sergipe (UFS), o lançamento do Núcleo do Programa Segundo Tempo. A iniciativa que visa oferecer atividades de múltiplas vivências esportivas para estudantes de diversas faixas etárias, no contraturno escolar, beneficiará 100 alunos da Rede Municipal de Ensino de São Cristóvão.

 

Executado por meio de uma parceria entre o Departamento de Educação Física da UFS (DEF/UFS) e Prefeitura de São Cristóvão, o Segundo Tempo contará com práticas esportivas diversas, como atletismo, badminton, futebol, handebol, natação, entre outros, contemplando crianças e adolescentes com idade entre 7 a 15 anos, portadores de deficiência e não portadores.

 

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão

 

Na abertura do evento, o prefeito Marcos Santana destacou a importância de ações como o Segundo Tempo para as crianças do município.  Em sua fala, ele relembrou também a existência do Projeto Academia & Futebol que já está em execução e contempla outros 120 alunos sancristovenses, que duas vezes por semana participam de atividades como a prática do futebol, futsal e beach soccer, realizadas na Universidade.

 

“É um momento de muita alegria. Muito importante quando ampliamos as possibilidades de ter crianças de São Cristóvão participando de atividades que contribuem para o seu processo de ensino-aprendizagem, praticando esportes e aprendendo, sobretudo, aprendendo cidadania. Esses programas apontam para a possibilidade de tornar os meninos e meninas, cidadãos e cidadãs que possam pensar esse Brasil para os brasileiros. Tenho certeza que essas iniciativas irão marcar positivamente a vida dessas crianças”, declarou o prefeito de São Cristóvão, Marcos Santana. 

 

100 alunos de São Cristóvão participarão do programa

 

A opinião do prefeito é compartilhada pelo secretário de Esporte e Lazer de São Cristóvão, Klewerton Siqueira. “Se nós tivéssemos à disposição 500 vagas, sem dúvidas elas seriam preenchidas, porque todo esse trabalho não é só para formar atletas, é para formar cidadãos. Queremos trazer esses alunos para a Universidade e fazer com que eles sonhem”, acrescentou. 

 

Secretário de Esporte e Lazer de São Cristóvão, Klewerton Siqueira

 

Na avaliação do Reitor da UFS, Valter Joviniano de Santana Filho, o Segundo Tempo é mais uma “ação importante que a UFS está desenvolvendo em parceria com o município de São Cristóvão, que trará para nossa instituição crianças no contraturno da escola, para desenvolver atividades que vão complementar sua formação. É a UFS se abrindo para a comunidade para ofertar aquilo que ela tem de melhor: a transferência do conhecimento”, declarou. 

 

Reitor da UFS, Valter Joviniano

 

O Programa

 

O Programa Segundo Tempo funcionará às terças e quintas, no contraturno escolar dos alunos. Segundo o chefe do Departamento de Educação Física da UFS, Ailton Oliveira, além das práticas esportivas, os estudantes também serão contemplados com avaliação nutricional, médica, odontológica, além de envolver os familiares dos alunos em algumas das atividades. 

 

“É um projeto que vai se somar ao que a escola já faz, no sentido da construção da cidadania e do indivíduo em nossa sociedade. O esporte será um elemento para atrair o jovem para esse trabalho. O projeto terá duração de dois anos, renovável por mais dois. Cada criança ficará três meses em uma prática esportiva, sendo que ao todo são quatro modalidades, o que totaliza um ano do projeto. No segundo ano, ela escolhe a modalidade que mais gostou para poder se especializar nela”, explicou Ailton Oliveira.

 

Chefe do Departamento de Educação Física da UFS, Ailton Oliveira

 

Além dos alunos de São Cristóvão, também serão contemplados pelo Segundo Tempo Padrão mais 100 alunos do município de Aracaju, e 300 da UFS, que integrarão o núcleo do Segundo Tempo Universitário. Os dois núcleos do Programa são promovidos pelo Ministério da Cidadania. 

 

Fotos: Heitor Xavier