Programa Papo de Mulher leva ação nutricional ao loteamento São João

02/03/2021 - 14:50 Atualizado há 1 dia

A Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Trabalho (Semast), levou o Programa Papo de Mulher até as mulheres do loteamento São João, nas proximidades da entrada do Centro Histórico. A ação visa proporcionar o contato entre as cidadãs e diversos conteúdos ligados às leis de proteção da mulher; segurança alimentar/nutrição e habitação.

Segundo explicou a diretora de programas especiais, Helena Maria Fortes, a ideia é sempre discutir um tema específico em cada encontro. “Nosso trabalho é enaltecermos temas gerais, sem focarmos apenas em questões de violência contra a mulher. Ao todo estamos programando cerca de 20 encontros para o decorrer deste ano, e em cada local iremos levar um assunto diferente, mas totalmente ligado ao universo feminino”, explicou.

Helena Maria Fortes

De acordo com Helena, a equipe técnica da Semast elaborou um mapa para a execução do Programa Papo de Mulher. “Nossa intenção é que o programa chegue a locais mais distantes do Centro Histórico, em localidades rurais, por exemplo. Também em nossa comitiva optamos por áreas que possam abrigar o público, sem colocar em risco a saúde de ninguém. É obrigatório o uso de máscara e também a higiene das mãos com álcool específico”, informou a coordenadora.

Para as moradoras do loteamento São João, o tema escolhido foi: reaproveitamento de alimentos. A palestra da nutricionista e coordenadora de Segurança Alimentar de São Cristóvão, Winne Fontes reforçou a ação. “Nossa conversa foi sobre o aproveitamento total do alimento. Além disto mostramos como esse novo olhar diante do alimento provoca modificações nas esferas: econômica, consumo saudável, origem do alimento e a preferência por consumo de alimentos oriundos da agricultura familiar”, pontuou.

Maria Auxiliadora Germina de Souza

Para a comerciante, Maria Auxiliadora Germina de Souza, a palestra serviu para aprimorar o olhar diante do consumo alimentar. “Já conhecia alguns dados falados aqui, mas acredito que o alimento deva sim ser aproveitado da melhor forma. Gostei desse novo olhar que nos foi ensinado na palestra, e certamente irei incrementar ainda mais o preparo da comida em minha casa”, finalizou.

Fotos: Dani Santos.