Programa municipal GuardaPet promove palestras nas escolas sobre doenças infecciosas transmitidas por animais

14/07/2022 - 18:23 Atualizado há 5 horas

Os estudantes das escolas municipais de São Cristóvão estão recebendo orientações sobre saúde pública através de uma série de palestras que tem sido realizadas pelo Programa municipal GuardaPet.

O programa está vinculado à Secretaria de Saúde do município e visa promover melhorias na saúde ambiental, na preservação do meio ambiente e no resguardo da segurança e ordem social, bem como a prevenção e controle de zoonoses no município.

A atuação nas escolas é uma das propostas do programa, que busca levar palestras aos estudantes e trabalhar o tema “Zoonoses - importância na Saúde Pública”.

“O programa GuardaPet nas escolas  é uma ação  da Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Ambiental em parceria com a Secretaria de Educação,  e traz como proposta sensibilizar e conscientizar os alunos  quanto as zoonoses e as suas formas de transmissão, sinais clínicos e prevenção”, explica Nayara Correia, médica veterinária.

Nesta quarta (13) e hoje (15) o Projeto esteve nas escolas municipais Gina Franco, São Cristóvão e Araceles Rodrigues. A ação contou com palestras e distribuição de material de orientação como folders sobre Leishmaniose  Visceral e gibis sobre raiva para os estudantes.

Nayara Correia, médica veterinária

“A comunidade escolar se torna peça fundamental na disseminação de conhecimento, pois os alunos replicam em suas casas e no dia a dia tudo aquilo que aprenderam, colaborando com a educação promovendo saúde humana, animal e ambiental”, complementou a veterinária.

O projeto dará continuidade às palestras após às férias dos estudantes.

Fotos: Dani Santos