Programa de Guarda responsável de animais: São Cristóvão e UFS se reúnem para alinhar ações

08/12/2021 - 15:20 Atualizado há 2 dias

A secretaria de saúde de São Cristóvão e a Universidade Federal de Sergipe (UFS) discutiram nesta terça (7), no Hospital Veterinário da UFS, ações voltadas à parceria da Universidadeao Programa Municipal de Guarda que busca a promoção estratégias voltadas para saúde ambiental e ao bem-estar animal.

Entre as ações, houve o alinhamento de um convênio entre Prefeitura e UFS para promoção de uma capacitação de bolsistas veterinários que irão atuar na política de população animal do município.

“O objetivo da realização da reunião para a pactuacao do convenio de bolsas para estudantes do curso de medicina veterinária teve como a principal pauta a discussão sobre algumas das disposições que deverão ser contidas no edital como a carga horária e atribuições dos bolsistas. Essa parceria com a UFS contribui de forma significativa para alcançar as demandas do município em relação a polução animal”, afirmou Nayara Correia, Médica Veterinária da SMS.

A parceria com a UFS vai além deste convênio e prevê também atendimentos veterinários e castrações, entre outros.

“A meta é a concretização de um convênio em que o município de São Cristóvão forneça bolsas para especialização, uma capacidade técnica. Vamos abrir um edital para selecionar três veterinários. Com a bolsa, o aluno vai ter de 25 a 30% de aulas teóricas, o restante de aulas práticas. Esses alunos vão realizar atendimentos e vão ajudar muito, pois temos uma demanda muito grande no hospital”, explicou Jodnes Vieira, assessor do Gabinete do Reitor.

Para a assessora de Planejamento em Saúde de São Cristóvão, Carolina Anunciação, estabelecer essa parceria por meio de um convênio tem sido algo importante dentro das estratégias estabelecidas. “O objetivo é selecionar estudantes para uma especialização voltada a trabalhar a política de população animal em São Cristóvão, por meio do Castramóvel e dos atendimentos veterinários em geral. O próximo passo é fechar o plano de trabalho, abrir o edital e, em 2022, iniciar o convênio ainda no primeiro semestre”, ressaltou ela.

GuardaPet - Programa Municipal de Guarda Responsável de Animais domésticos

A Prefeitura de São Cristovão institui no início do segundo semestre, através da lei nº 488/2021, o “Projeto de Guarda Responsável: Saúde Ambiental e Respeito à vida animal” vinculado à Secretaria Municipal de Saúde do município. O Projeto visa estabelecer mecanismos para promover, através de uma atuação municipal ética e com princípios de bem-estar animal, melhorias na saúde ambiental, na preservação do meio ambiente e no resguardo da segurança e ordem social.

A idéia é promover o controle da população de animais domésticos no município com a redução progressiva do número de crias indesejáveis, a promoção dos conceitos de ‘Guarda Responsável’ e de ‘Bem-estar animal’ e a prevenção e controle de zoonoses através da promoção de ações voltadas para saúde ambiental.

Fotos: Assessoria UFS