Profissionais do Programa Melhor em Casa realizam capacitação de Manejo Clínico de feridas

10/11/2021 - 14:52 Atualizado há 2 dias



Os profissionais do Programa Melhor em Casa de São Cristóvão participaram de uma capacitação em Manejo Clínico de Feridas com o objetivo de conhecer novas técnicas e subsídios para aplicação junto aos paciente do programa. 

 

 “A maioria dos pacientes atendidos pelo Programa Melhor em Casa tem como característica comum úlceras de pressão, muitas vezes ocasionadas por longos períodos de internação hospitalar. Diante dessa realidade, foi percebida a necessidade de aprofundarmos nossos conhecimentos para atendermos de forma cada vez mais qualificada a população de São Cristóvão”, afirmou Raíssa Stefaní, coordenadora do Programa Melhor em Casa.

 

 

 

 

A capacitação foi realizada na última semana no Centro Especializado em Reabilitação Dr. Raimundo Aragão e foi ministrada pelo Enfermeiro Victor Levi, Gerente da Unidade Básica de Saúde Maria José Soares Figueroa.

 

“Victor Levi, enfermeiro dermatológico e laserterapêuta é especialista em tratamento avançado de feridas e foi convidado para ministrar a capacitação. Ele nos trouxe protocolos de avaliação, dicas de manejo, tratamento de feridas em diferentes graus além da discussão da melhor estratégia frente aos nossos recursos”, explicou Raíssa Stefaní, coordenadora do Programa Melhor em Casa em São Cristóvão.

 

Victor Levi, enfermeiro dermatológico, laserterapêuta e especialista em tratamento avançado de feridas

 

 

Segundo Victor Levi o objetivo foi capacitar a equipe do programa Melhor em Casa quanto ao manejo clínico de feridas, incluindo novas tecnologias que podem ser utilizadas no tratamento de lesões. “Isso fará com que esses profissionais saibam melhor conduzir os casos dos pacientes que possuem feridas, otimizando o tratamento e reduzindo o tempo de cicatrização. Minimizando assim maiores riscos e complicações, como um quadro de sepse, por exemplo, o que irá contribuir com a melhoria da qualidade de vida dos pacientes assistidos pelo programa”, afirmou ele.

 

 

 

 

Essa foi uma primeira capacitação de outras que acontecerão junto aos profissionais do Programa Melhor em Casa, que atende a população que não pode se locomover até uma unidade de saúde, com equipe de saúde atuando na própria residência do paciente.