Profissionais de saúde de São Cristóvão começam a utilizar oxímetros e termômetros adquiridos pela Prefeitura

21/07/2020 - 17:53 Atualizado há 7 horas

Os profissionais que atuam na rede de saúde no município de São Cristóvão já começaram a utilizar os equipamentos adquiridos pela Prefeitura na última semana. Foram 50 oxímetros de pulso para dedo e 50 termômetros infravermelhos comprados, em um investimento de, aproximadamente, R$ 22.400,00.

Os equipamentos estão sendo entregues para todas as 24 equipes de saúde, de saúde prisional e domiciliar, e centro de especialidade. A equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Mariano do Nascimento, no Rosa Maria, é uma das que já estão fazendo uso dos materiais.

Sendo utilizados para aferição da temperatura corporal do paciente e para aferição do nível de oxigênio no sangue dos pacientes, os termômetros infravermelhos e os oxímetros, respectivamente, tornam-se instrumentos essenciais para detecção de alguns sintomas da Covid-19, como a febre e a dificuldade para respirar.

Unidade de Saúde da Família (USF) Mariano do Nascimento já receberam os equipamentos

Segundo o médico da USF, Sérgio Melo Júnior, os equipamentos serão fundamentais nesse momento de pandemia. Ele também detalhou qual procedimento é feito em caso de detecção da doença. “A febre acima dos 38°, por exemplo, é um dos sintomas da Covid-19. Os pacientes que são suspeitos ou notificados com síndrome gripal, são medicados e são orientados ao isolamento, onde serão acompanhados pela equipe de monitoramento da Secretaria de Saúde”, informou.

Fotos: Heitor Xavier