Profissionais de São Cristóvão participam de evento sobre saúde da população trans

06/06/2022 - 18:17 Atualizado há 21 horas



 

Profissionais da Secretaria de Saúde de São Cristóvão participaram do I Seminário Integral da Saúde de Pessoas Trans, realizado pela ONG Transunides na manhã desta segunda (06). A ONG foi criada em 1999 com foco na assistência social, desenvolvimento e defesa de direitos das pessoas trans.

 

 

 

O evento ocorreu no Auditório do Hospital Universitário, em Aracaju, e reuniu profissionais da área da saúde, representantes da comunidade LGBTQIA+, estudantes e professores para discutir a saúde e políticas públicas voltadas à população trans.

 

 

 

 

Temas relevantes e relatos importantes foram feitos pelos palestrantes com o objetivo de chamar atenção para a necessidade de capacitar os profissionais de UBS, hospitais e equipamentos de saúde para que saibam melhor acolher e atender a população trans que busca os serviços públicos de saúde. 

 

 

Entre os profissionais de São Cristóvão estiveram presentes a Coordenadora de Atenção Psicossocial de São Cristóvão, a psicóloga Stefanie Vieira, e a equipe de saúde prisional do Complexo Penitenciário Manoel Carvalho Neto (Copemcan).

 

 

 

 

Para Isleide Graciliano, psicóloga da Equipe de Saúde Prisional do Copemcan, um evento como este é de extrema importância para a equipe. “Quando chegamos no Copencan nos deparamos com um grupo intitulado Gaiola das Loucas e ficamos sem saber o que era aquele grupo e porque eram chamados daquela forma. Descobrirmos que era porque aquele grupo fazia muito barulho e porque cobravam muito. Então despertamos para isso e decidimos ir olhar mais de perto. Descobrimos que lá se tratava de um convívio de uma população trans”, afirmou Isleide.

 

 

Isleide Graciliano, psicóloga da Equipe de Saúde Prisional do Copemcan

 

“Vimos que na Gaiola das Loucas havia um tratamento diferenciado e preconceituoso por parte dos demais, então começamos a olhar mais para as necessidades daquele grupo e buscamos nos inteirar mais sobre aquela população. Por isso que um evento como este muito necessário para todos nós”, complementou a psicóloga.

 

 

 

 

 

São Cristóvão foi o primeiro e único município do estado a implementar uma equipe de saúde em uma unidade prisional. Para os profissionais, são capacitações e momentos como este que melhoraram cada vez mais a atuação da equipe junto à  população de internos.