Professores e trabalhadores da educação recebem vacina contra a covid-19 em São Cristóvão

24/05/2021 - 18:31 Atualizado há 1 dia

Hoje (24) foi o dia de a prefeitura de São Cristóvão iniciar a tão esperada vacinação contra a covid-19 dos professores e trabalhadores da educação. A vacinação iniciou pela manhã no SergipeTec vacinando os trabalhadores da educação infantil, 1º e 2º ano do ensino fundamental. Esse grupo foi convocado a partir do cadastro on line realizado pela secretaria de saúde, e estabeleceu como ordem de prioridade aqueles de maior idade primeiro, começando pela faixa etária de 45 a 59 anos.

Leda Pereira Azevedo Prado, 45 anos, gestora do colégio Antonio Carlos Leite Franco no povoado Cardoso foi a primeira a receber o imunizante Astrazeneca. “Muita felicidade em poder estar começando essa imunização para poder encontrar as crianças que estão precisando de amor e atenção e cuidados na aprendizagem deles. Apesar de on line eles aprenderem, eles precisam da gente por perto. Essa imunização nos dá mais segurança e tranqüilidade e eu amo de paixão essa profissão, sinto muita falta da sala de aula”, afirmou ela.

Erian Santos, 54 anos, coordenadora de ensino na Emef Frei Fernando explica que a vacinação é um passo importante para voltar a estabelecer o vínculo tão importante com o aluno. “Estar com os alunos é muito importante para a escola, ou seja, ter o vínculo com ele. Tomar a vacina é uma emoção única, a gente estava nessa expectativa há muito tempo, não só eu como milhões de brasileiros. Agora podemos dizer que estamos dando um passo para vivermos mais, sermos mais felizes, nos abraçarmos e encontrar os nossos alunos”, relata ela.

A vacinação contou com a presença de alguns familiares que fizeram questão de acompanhar seus parentes. Maria José, 57 anos, gestora do Colégio Martinho de Oliveira Bravo, levou suas duas filhas para registrar o momento da vacinação. “Estou emocionada, agora vou aguardar o momento de poder passear e viver melhor com o convívio da minha família. Tem 14 meses que estou distante da minha mãe e morrendo de saudade de abraçar. Trouxe minhas filhas para esse momento, que são meus portos seguros”, falou emocionada.

Maria José, 57 anos, gestora do Colégio Martinho de Oliveira Bravo

Para Diva Maria, professora do ensino fundamental da escola Cleodice Araujo do povoado Coqueiro esse é um momento de muita graditão: “graditão a Deus e ao SUS. Esse é o surgimento de uma nova vida. Temos que continuar com todos os cuidados, mas com uma esperança maior. Uma luz no fim do túnel surgiu, e não vejo a hora de recomeçar novamente em sala de aula, pois a saudade é muita”, afirmou ela.

Para a Secretária de Educação Quitéria Barros essa é a esperança de uma retomada à sala de aula com segurança. “Nós que somos educadores vivemos angustiados por vermos crianças fora da escola, muitas delas em situação de vulnerabilidade social. Então a possibilidade dessa vacinação traz a esperança da retomada das crianças ao ensino público de qualidade. Esse é um momento muito esperado pelos educadores sergipanos, e estou muito feliz e realizada”, afirmou a secretária.

Cadastro

Após o cadastro, o profissional deve aguardar a convocação de seus gestore e reunir a documentação necessária par apresentação no ato da vacinação.

Documentação

No ato da vacinação será necessário apresentar documento de identidade, CPF ou Cartão SUS e documento comprobatório do exercício da função no território de São Cristovão (SE) como contrato de trabalho registrado em cartório, contracheque ou outros que comprovem o exercício atual da função.