Primeiro paciente acompanhado pelo Melhor em Casa recebe alta médica

26/05/2020 - 19:43 Atualizado há 1 dia

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) implantou o programa Melhor em Casa em março. A proposta é melhorar e ampliar a assistência no SUS a pacientes com agravos de saúde, que possam receber atendimento humanizado em casa. Na última quinta-feira (21), o primeiro paciente atendido pelo Serviço de Atenção Domiciliar recebeu alta do tratamento.

"O programa assiste ao público acamado/domiciliado que atenda aos critérios específicos em portaria e um dos objetivos do programa é desenvolver a autonomia do paciente com o tratamento no domicílio, otimizar custos gerados com a hospitalização, bem como desafogar os leitos.”, afirma a coordenadora do programa, Ariadny Santos.

O paciente A.O., de 89 anos, foi desospitalizado pelo Serviço de Atenção Domiciliar, através do programa Melhor em Casa, no dia 8 deste mês, após ter sido internado no Hospital Nosso Senhor dos Passos e diagnosticado com o novo Coronavírus (Covid-19). Durante o período de isolamento do paciente, a equipe do programa fez avaliação no domicílio e acompanhamento por telemonitoramento diuturnamente.

Em reunião no dia 17 de abril, a SMS e o Hospital pactuaram uma integração para estabelecer fluxos de desospitalização dos pacientes elegíveis para tratamento em domicílio, através do programa Melhor em Casa. A intenção é agilizar o fluxo hospitalar durante a pandemia, liberando leitos para novos pacientes, proporcionando um atendimento humanizado e profissional em casa.

Os pacientes do Hospital Senhor dos Passos ou do Hospital de Urgência de Sergipe que são internados com suspeita ou confirmação de Covid-19 e apresentam uma evolução satisfatória, passam por uma avaliação para a analisar a progressão dos cuidados no domicílio, com o acompanhamento do Melhor em Casa. Nesse caso, deve existir contato telefônico com a equipe, atendimento móvel de urgência e retaguarda para internação em caso de intercorrências e necessidade de hospitalização.

“Ficamos muito felizes por prestar essa atenção complementar na assistência dos pacientes sancristovenses limitados ao domicílio, e poder atuar frente a essa pandemia proporcionando melhores condições de cuidado aos pacientes positivados. Queremos felicitar a recuperação do mesmo, que se encontra estável em condições favoráveis de saúde”, declarou a médica Sandra Glaucia.

Estudos apontam que o bem estar, carinho e atenção familiar, aliados à adequada assistência em saúde são elementos importantes para a recuperação de doenças. Durante o período de pandemia, aqueles pacientes que tiverem condições de alta do hospital e precisarem de suporte hospitalar, receberão estes cuidados em domicílio. A iniciativa irá liberar leitos para aqueles que necessitam e diminuir de exposição daqueles que fazem parte grupo de risco.