Primeira pré-conferência da Assistência Social acontece no Assentamento Emília Maria

11/05/2023 - 14:44 Atualizado há 3 dias



 

Na tarde da última quarta-feira (10) a Assistência Social reuniu a população do Assentamento Emília Maria com a finalidade de esclarecer o que se trata a conferência e ouvir os seus anseios. A conferência oficial está planejada para acontecer nos dias 4 e 5 de julho e abordará, principalmente, sobre financiamentos, que é a base central para a execução de políticas públicas. 

 

Respeitando a paridade que tem dentro do conselho municipal, é preservado a organização da sociedade civil e governo, os dois precisam ter o mesmo número de representantes. O tema da conferência deste ano é “Reconstrução do SUAS: O SUAS que temos e o SUAS que queremos”, com o foco voltado para a ideia de como recuperar o financiamento público da política de assistência. 

 

Segundo o presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, André Dórea, as pré-conferências estão em planejamento com o objetivo de reunir a população e informar  sobre a conferência oficial, no Emília Maria foi a primeira. “A gente prepara esses momentos prévios de organização da conferência, como a pré-conferência, com o  objetivo de ouvir os anseios da população. É quem mais usa, é quem mais busca os serviços e é quem, melhor que ninguém, sabe dizer onde está apertando o sapato, onde que está doendo o calo. Por isso, ouvi-los é tão importante.”

 

 

André Dórea, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social

 

 

Confiantes na melhoria com a mudança no governo federal, a equipe da assistência social explica aos moradores da localidade as dificuldades que o setor passou e ainda passa com a falta e os tamanhos cortes de recursos que aconteceram no último governo. Por este motivo, também, a conferência que está sendo planejada vai abordar sobre financiamentos que, segundo André, é a base central para a execução das políticas públicas. “Nós estamos vindo de um período recente de muito sucateamento da política de assistência com corte dos recursos, isso impacta diretamente na nossa atuação, na nossa atenção à população”.

 

Até a conferência oficial, acontecerão mais 5 pré-conferências sempre às quartas-feiras. “Serão atendidas mais duas localidades do grande Rosa Elze e três localidades na região central de São Cristóvão, na cidade histórica, como chamamos”. A ideia principal dos encontros é reunir o maior número de pessoas para os dias 4 e 5 de julho, em cada reunião será feito um processo para a escolha dos delegados que irão representar a todos na conferência. “Será um evento aberto para toda a população, mas por uma questão de organização a gente tem um número limitado de vagas para delegados, que são as pessoas que têm o poder do voto”, explica André. 

 

Maria Vilma Araújo, professora de 60 anos que estava atenta ao encontro, agradeceu a presença de todos e reforçou a importância do poder público buscar ouvir as necessidades do povo, um ato de grande relevância para a democracia. “Nós aqui do MST necessitamos desse apoio, de toda a sociedade. Essa conferência nada mais é do que trazer benefícios para a gente aqui. Quanto mais pessoas vir nos visitar, ter a ciência do que acontece aqui dentro, melhor pra gente”. 

 

 

Maria Vilma Araújo, professora de 60 anos

 

 

Antônio Fontes, aposentado de 54 anos, partilha do mesmo sentimento. “Esse encontro é também um momento de aprendizado, ter o conhecimento do que está acontecendo de fato, e além disso, o objetivo é nos ajudar, nos dar o apoio de alguma forma.” Antônio enfatiza o trabalho agrícola do local, um trabalho de subsistência da grande maioria e que precisa sempre de apoio e suporte. "Precisamos de momentos como esse sempre que for possível, é a nossa chance de falar sobre nossas necessidades e ser ouvidos, né, isso é importante”.

 

 

Antônio Fontes, aposentado de 54 anos





Fotos: Dani Santos