Primeira noite do São João da Tradição no Eduardo Gomes acontece com muita animação e segurança

18/07/2022 - 17:16 Atualizado há 6 horas

Cerca de 13 mil pessoas de São Cristóvão e de outras cidades sergipanas se reuniram na última sexta-feira (15), no Centro Comercial do Eduardo Gomes, para a primeira noite do São João da Tradição no bairro. A festa ficou marcada pela animação dos artistas que se apresentaram e pela sensação de segurança proporcionada pela Prefeitura e Polícia Militar.

Quem celebrou a realização da festa, que considerou como “a ressaca dos festejos juninos”, foi o prefeito Marcos Santana. Ele detalhou como foi feito o planejamento para a realização do evento, desde as atrações até o forte esquema de segurança montado para que toda a comunidade pudesse aproveitar com tranquilidade.

“Esse é o evento que faltava nesta região. É algo pensado para dialogar com a tradição daqui e que ao mesmo tempo não possui concorrência com outros eventos que acontecem no período junino em outras cidades. A ‘ressaca de São João’ deve ficar no calendário de eventos da nossa cidade. Nós nos preparamos para que a festa ocorresse de maneira tranquila, com muita segurança com o apoio da Polícia Militar”, destacou o gestor municipal.

Para que tudo fosse realizado sem problemas, uma equipe foi contratada para atuar dentro do espaço do evento, e a Polícia Militar reforçou o entorno da festa. Ao todo, mais de 100 pessoas estavam atuando em prol da segurança do público. Além disso, revistas com detector de metais eram feitas na entrada da festa e todo espaço estava monitorado por câmeras.

Quem se sentiu à vontade e chegou cedinho para aproveitar foi a Maria Isabel Ferreira, moradora do Eduardo Gomes. Acompanhada pela família, ela elogiou a realização do evento. “Uma festa muito bonita e tranquila, tanto é que trouxe minha família para aproveitar e se divertir comigo. Gostei muito desse São João aqui no bairro”, afirmou.

Outra moradora que aproveitou bastante o festejo foi a cabeleireira Elaine dos Santos. “Muito bom ver uma festa aqui depois de tantos anos. Fico muito feliz e tenho certeza que a comunidade do bairro está contente com isso também”, apontou.

Emprego e renda

Além de proporcionar um momento de lazer para quem deseja aproveitar, a Prefeitura de São Cristóvão por meio da Fundação Municipal de Turismo João Bebe Água (Fumctur), busca fomentar o emprego e a renda com o São João da Tradição. Para os comerciantes de alimentos, foi montada uma praça de alimentação, local onde a Edna Ferreira pôde vender o cachorro-quente, como faz há 29 anos. Para ela, “é um prazer muito grande poder estar aqui para servir o pessoal que vem para curtir a festa, ao mesmo tempo que é uma boa oportunidade para nós também. A expectativa das vendas é a melhor possível nesses dois dias”, falou.

A expectativa da Edna é a mesma da Joseane Santos, moradora de São Cristóvão que trabalha com a venda de drinks. “É muito gratificante estar aqui. Uma oportunidade muito boa para colocar as contas em dia, e sem dúvida vai contribuir bastante com minha renda”, afirmou.

Shows

A primeira atração da noite da sexta foi Joba Ralacoxa. Com o hit “Canção à Cidade Mãe”, que homenageia o município de São Cristóvão, o cantor animou o público com seu repertório. Para ele, “essa foi mais uma oportunidade de passar muito amor em forma de forró para o público do Eduardo Gomes”.

Trazendo o forró das antigas como destaque do show, Jeane Lins e Dedé Brasil mantiveram a energia do público lá em cima. Ela destacou que “o forró das antigas nunca sai de moda, e voltar a São Cristóvão depois de alguns anos para trazer esse repertório é uma satisfação imensa. Todos da Prefeitura estão de parabéns pelo evento”, declarou a vocalista.

Atração mais aguardada da noite, Rafinha Big Love trouxe para o público o melhor do arrocha e do piseiro. Para o cantor, “é um prazer muito grande fazer parte desse evento aqui em São Cristóvão, tô muito feliz em poder trazer o que é ‘bom de verdade’ para essa cidade linda”, afirmou.

Fechando a noite de apresentações, a Banda Alma Gêmea manteve o público até o finalzinho ao som de muito forró.

Fotos: Heitor Xavier