Primeira etapa da obra de ampliação da Urgência 24h chega a 50% de execução

11/01/2023 - 14:31 Atualizado há 10 horas



A Prefeitura de São Cristóvão segue realizando obras em toda a cidade. No bairro Eduardo Gomes, através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), a gestão está realizando a primeira etapa da ampliação da Urgência 24h. Atualmente em 50% de execução, a obra possui investimento de mais de R$ 260 mil, oriundos de emenda parlamentar do Deputado Federal Fábio Reis, e recursos próprios do município.



Nessa primeira etapa, serão contemplados os ambientes de apoio e administrativos. Nesse sentido, a obra está sendo executada para a construção de almoxarifado, central de abastecimento farmacêutico, sala de reunião, sala de equipamentos, sala de administração, arquivo, rouparia e dormitório, que totalizam uma área de 107,83 m². 

 


Equipe inicia etapa do piso 

 

“Até o momento as equipes já realizaram os serviços de implantação do canteiro, demoIição, fundação, estrutura e paredes dos ambientes. Agora está sendo feito o piso e o telhado dos espaços, e em seguida faremos o revestimento, implantação de granitos, esquadrias, pintura, instalações elétricas, cabeamento estruturado, CFTV, climatização, forro, instalação de acessórios e limpeza. A previsão é que a obra desta primeira etapa de ampliação seja finalizada ainda no primeiro semestre de 2023”, detalha a coordenadora de Captação de Recursos e Arquiteta e Urbanista da SMS, Olga Letícia Dias.  

 



Coordenadora de Captação de Recursos e Arquiteta e Urbanista da SMS, Olga Letícia Dias

 

A secretária de saúde, Fernanda Santana, explica que na segunda fase haverá captação de recursos para reforma dos ambientes internos, a fim de solicitar junto ao Ministério da Saúde a qualificação da Urgência como Unidade de Pronto Atendimento (UPA 24h). Segundo ela, os serviços de ampliação dos espaços são necessários para atendimento das normas mínimas de ambientes, visando à habilitação do serviço como UPA 24h e consequentemente o recebimento de recurso federal de custeio mensal, já que atualmente os serviços ofertados pela Urgência são custeados integralmente com recursos do município. 



“Nosso objetivo com essa obra é ampliar a capacidade de assistência à população. Para isso, nós precisamos adequar o prédio para que consigamos a habilitação junto ao Ministério da Saúde e assim começar a receber os recursos para o custeio dos serviços. Essa primeira etapa, apesar de atender somente espaços administrativos, é necessária pois é através dela que já iremos redirecionar alguns espaços internos, ampliando a capacidade instalada da unidade para melhor atender a população”, explica a secretária. 

 



Secretária de saúde, Fernanda Santana

 

Além da Urgência 24h, a Secretaria Municipal de Saúde tem em seu planejamento a ampliação de mais duas unidades de saúde: UBS Maria José Soares Figueroa, no Eduardo Gomes, e UBS Masoud Jalali, no Rosa Elze. 

 

Fotos: Dani Santos e Heitor Xavier