Primeira escola sustentável de São Cristóvão entra em fase de finalização de obras

17/11/2021 - 16:31 Atualizado há 1 dia



Com as obras iniciadas em maio deste ano, foi instituída pela Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), a requalificação da EMEF Profª Terezita Paiva Lima, no Povoado Pedreiras, que atualmente encontra-se em sua fase final de realização de obras. Ela será a primeira unidade sustentável do município, tendo seu funcionamento a partir da energia solar fotovoltaica. 

 

 

Com um investimento de aproximadamente de R$ 300 mil reais, o diretor administrativo e financeiro da Secretaria de Educação, Cláudio Hora, destaca os serviços que foram feitos como: ampliação de sala de aula com a inserção de duas novas salas e reforma dos banheiros da escola com a adição de banheiro para alunos especiais e professores. Além disso, a escola será toda climatizada e revestida, e em breve será implantado um sistema de energia solar fotovoltaica, o qual promete atender a demanda da parte elétrica de toda a escola. 

 

 

“Nos dias atuais o mundo está com essa perspectiva de usar os recursos naturais como fonte de energia limpa e essa escola faz parte de uma área turística de São Cristóvão que a Prefeitura está investindo muito ao redor da escola. Também em frente irá passar a nova rodovia que está em andamento e que será concluída no próximo ano. Então, é um local que além da questão turística também tem a ambiental, fica às margens do rio que vai agregar muito valor para a comunidade e a escola”, disse Cláudio.

 

 

Por fim, o diretor administrativo acredita que esse será o início de mais estruturas sustentáveis em São Cristóvão. “Iremos ver se tudo funciona e estamos planejando para que num futuro próximo essa opção também siga para outras escolas que serão reconstruídas e readequadas” finaliza ele.

 

Cláudio Hora, diretor administrativo e financeiro da Secretaria de Educação

 

O morador do Povoado Pedreiras, José Edvaldo Santos, aplaude o trabalho feito: “A escola está uma coisa linda, esse prefeito tem feito coisas maravilhosas. Com tudo isso e os outros trabalhos, esse prefeito vai ficar na história com o que ele está fazendo”. 

 

José Edvaldo Santos, morador do Povoado Pedreiras

 

Fotos: Heitor Xavier