Presidenta da Fumctur é homenageada nos 29 anos do Sated Sergipe

31/05/2022 - 00:32 Atualizado há 1 dia

A diretora-presidenta da Fundação Municipal de Cultura e Turismo João Bebe-Água (Fumctur), Paola Santana, foi uma das homenageadas durante o 29º aniversário do Sindicato dos Artistas e Técnicos em Espetáculos de Diversões do Estado de Sergipe (Sated/SE). O evento ocorreu na noite do último sábado (28), no Teatro Atheneu.

Dezenas de profissionais da cultura subiram ao palco do Teatro para receber as homenagens, como artistas do teatro, dança, circo e gestores dos municípios sergipanos. O evento contou ainda com a apresentação de mais de 20 produções das mais diversas artes. Para o presidente do Sated/SE, Ivo Adnil, esse foi um momento histórico.

“Comemorar 29 anos do nosso Sated/SE é celebrar a luta dos trabalhadores profissionais das Artes Cênicas de Sergipe. Agradecemos a adesão das mais de 26 produções ativas de Teatro, Dança, Moda e Circo; dos nossos técnicos de luz, som, diretores teatrais, produtores, iluminadores, sonoplastas;  Dos nossos bailarinos, coreógrafos, atores, atrizes, que apresentaram em nosso aniversário suas intervenções. Além do momento de homenagens aos que impulsionaram e alavancam nossa cena.  A nossa diretoria está muito feliz com esse comprometimento dos artistas, técnicos e colaboradores gestores”, apontou o presidente Ivo Adnil.

Presidente do Sated Sergipe, Ivo Adnil

Sobre a homenagem à presidenta da Fumctur, Ivo destacou o importante trabalho desempenhado por Paola no que diz respeito à retomada do Festival de Artes de São Cristóvão (Fasc) e outras ações culturais promovidas na Cidade Mãe de Sergipe. “O Sated fez questão de homenagear a Fumctur, na pessoa da Paola Santana, pelo simples fato de ela com sua equipe trazer de volta o Fasc. De ter o cuidado de manter os nossos equipamentos culturais em São Cristóvão, de ter a preocupação em motivar os artistas locais, e pelo desempenho em aplicar os recursos da Lei Aldir Blanc. Tudo isso faz um sentido maravilhoso para a cultura, não só de São Cristóvão, mas também a sergipana”, declarou o presidente do Sated.

Paola foi uma das gestoras que receberam a homenagem

Ivo ainda complementou afirmando que “o Fasc ficou um tempo parado e precisava de alguém com pulso, para, junto com uma equipe competente, trazer de volta o nosso Festival. Isso não tem preço. Faríamos essa homenagem várias vezes se fosse possível, porque é um marco para cultura sergipana. Parabenizo a toda equipe que está ao lado da Paola. Foi por isso que a levamos para o palco do Teatro Atheneu, para homenagear a criatividade, força e determinação dessa jovem que fez valer a pena a gente aguardar para sentir novamente o nosso Festival de Artes de São Cristóvão”, enfatizou o presidente.

Para a gestora sancristovense, a homenagem é recebida com muita satisfação e com uma sinalização de que o dever está sendo cumprido em prol da cultura sergipana, e em especial, a de São Cristóvão.

“Nos últimos seis anos, tenho, junto à equipe da Prefeitura de São Cristóvão trabalhado diariamente para garantir dias melhores para a cultura sancristovense e para os produtores culturais, seja através da retomada do Festival de Artes ou por meio de outras centenas de eventos e ações que promovemos nesse período. Essa homenagem mostra que estamos no caminho certo e nos faz perceber que a força do nosso trabalho está levando bons resultados para quem produz cultura na ponta. Agradeço ao Sated pela homenagem, à equipe de Prefeitura pelo apoio, e ao prefeito Marcos Santana pela confiança depositada em nosso trabalho”, declarou Paola Santana.

Paola Santana e equipe da Prefeitura de São Cristóvão

Fotos: Heitor Xavier