PrEP em São Cristóvão: UBS Maria José Figueroa oferta medicamentos de prevenção ao vírus HIV  

18/07/2022 - 17:09 Atualizado há 1 dia



A rede de saúde de São Cristóvão está disponibilizando à população os medicamentos de prevenção à infecção pelo HIV, tratamento conhecido como PREP - Profilaxia Pré-Exposição ao HIV.

 

A Prep é um novo método de prevenção à infecção pelo HIV e consiste na tomada diária de medicamentos (comprimido) que permite ao organismo de pessoas que não possuem o HIV, ficar preparado para enfrentar um possível contato com o vírus. A distribuição da medicação no SUS iniciou em meados de 2017.

 

 

Quem pode receber a medicação

 

A Prep HIV é uma forma de prevenção direcionada para todas as pessoas que se expõe repetidamente a relações sexuais desprotegidas, ou seja, que possuem um risco maior de entrar em contato com o vírus HIV.

Para receber a medicação, é necessário estar sendo acompanhado pela equipe de saúde, que vai analisar a necessidade de cada usuário.

 

Como conseguir os medicamentos de prevenção ao HIV

 

Todas as Unidades de Saúde do Município estão aptas a prescrever a Prep. Com a prescrição, o paciente deve procurar a farmácia da Unidade Básica de Saúde Maria José Figueroa, localizada no bairro Eduardo Gomes, onde será feira a dispensação dos medicamentos no horário das 8h às 17h.

 

Importante lembrar que ainda não há cura para a o vírus HIV, e que a profilaxia pré-exposição tem sido uma alternativa bastante eficaz para a prevenção da infecção, bem como o uso de preservativos durante a relação sexual.