Prefeitura substitui lâmpadas convencionais por luminárias de LED

25/02/2022 - 18:16 Atualizado há 12 horas



Investir em iluminação pública assegura diversos benefícios à população, que vão desde a garantia de sustentabilidade, promoção de segurança e uma melhor mobilidade urbana. Por este motivo, a Prefeitura de São Cristóvão, através da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsurb) tem focado na instalação de novas luminárias e na substituição das antigas, em diversos pontos da cidade.

 

Um exemplo está na Rua Alex Nascimento Silva e na Rua G, que fica no loteamento Nosso Lar, ruas de grande fluxo no bairro Rosa Maria. Ambas tiveram 24 lâmpadas de vapor de sódio substituídas por luminárias de LED 80 watts de potência, com um investimento de R$ 24.266,88. Para o engenheiro eletricista da Semsurb, Bruno da Hora, dentre todas as vantagens deste serviço, a principal delas é a preservação do meio ambiente, pois estas não possuem metais pesados na composição e não necessitam de cuidados especiais para o descarte.

 

Rua do Rosa Maria com as luminárias substituídas por LED

 

Rua do Rosa Maria com as luminárias substituídas por LED / Foto: arquivo Semsurb

 

"Além de ser um tipo de luminária mais sustentável e eficiente, a lâmpada de LED não requer manutenção na mesma proporção da anterior, o que contribui para a redução do custo. Outra mudança significativa foi o comprimento dos braços que sustentam as luminárias, que antes tinham 1,50m e hoje estão todos padronizados, com 3m. Foi um benefício muito grande para a população, porque além da parte estética, que valoriza inclusive os imóveis, tem o principal, que é a promoção da segurança", explicou o engenheiro.

 

Bruno da Hora, engenheiro eletricista da Semsurb

 

Vânia Maria de Souza Santos, autônoma, é moradora da Rua Alex Nascimento Silva e acompanhou o antes e depois da nova iluminação. "Antes eu vivia o transtorno de ter, bem em frente à minha casa, uma lâmpada que oscilava muito e quando apagava, passava dias sem acender. Hoje eu agradeço muito à equipe da prefeitura. O serviço que foi feito aqui foi maravilhoso. A rua está tão iluminada que a gente sente mais tranquilidade para andar nela", afirmou a moradora.

 

Vânia Maria de Souza Santos, autônoma, moradora da Rua Alex Nascimento Silva

 

Outro morador é o Borracheiro Reginaldo Valério Dantas, que reside na rua G. Ele não hesita em agradecer à gestão pelo cuidado que os moradores estão recebendo.  "Agora a gente não fica mais no escuro, não temos mais a iluminação fraca e pontos sem iluminação. Tudo ficou mais valorizado, casas, comércio, e o principal, que somos nós, os moradores. Só temos a agradecer pela atenção que a gestão tem dado para o nosso bairro, atenção que se estende para cada um de nós", destacou.

 

Reginaldo Valério Dantas, borracheiro

 

Fotos: Heitor Xavier