Prefeitura requalifica escola no bairro Lourival Batista e moradores agradecem

31/03/2022 - 14:24 Atualizado há 1 dia

A Prefeitura de São Cristóvão, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed), continua a instituir a educação como uma das maiores prioridades da gestão e isso pode ser notado através do ostensivo trabalho de requalificação que vem mudando a cara das escolas do município. Na última quarta-feira (30), por exemplo, houve a inauguração da Emef Maria José Pinto Fontes, no bairro Lourival Batista, que passou por uma reestruturação com investimento de R$350 mil, através de recursos próprios da Prefeitura. Esta é uma das 30 escolas requalificadas desde o início da gestão.

Além da creche, a escola teve as atividades ampliadas, oferecendo à comunidade as séries de pré-escola e ensino fundamental até o quarto ano. Com a obra, todas estas turmas contam com climatização, inclusive no berçário e diretoria; além de pintura interna e externa; revisão elétrica e hidráulica; instalação de iluminação LED; aquisição de bebedouro e fogão industrial; implantação de sistema de combate a incêndio; instalação de parquinho e jardinagem; aquisição de cadeiras escolares e mesas de refeitório; e construção de área completa de recreação.

Nova sala de aula da Emef Maria José Pinto Fontes

E para atestar a importância destas obras, principalmente em como elas refletem no interesse dos alunos e na qualidade do ensino, a avó de dois alunos matriculados, Jiselda de Melo Lima, reforça que sente alívio por ter os netos estudando em conforto e segurança. “Meus netos precisavam de um lugar seguro para ficar enquanto a mãe trabalha. Eles têm conforto com o ar condicionado, tem merenda em dia, inclusive a diretora pede pra não mandarmos de casa porque na escola não falta. Eles pedem pra ir à escola até fora do horário. Nossa comunidade merecia e o prefeito nos olhou e nos ajudou”, explicou.

Jiselda de Melo Lima, dona de casa

Talita Mayara de Aquino também tem um filho matriculado nesta escola desde os sete meses de vida e resumiu o seu sentimento na palavra gratidão. “É um sentimento que eu estendo a todos os moradores porque já sofreram muito com a falta de estrutura na educação e no bairro como um todo. Hoje nós temos orgulho da nossa moradia e a estrutura da escola é algo que nunca vimos antes. Meu filho tem uma alimentação com acompanhamento de nutricionista, a equipe é comprometida, por isso eu deixo meu filho na porta da escola com a certeza de que ele está em um lugar que eu confio”, afirmou.

Talita Mayara de Aquino, diarista

Moradora do bairro e mãe de aluno, Maria de Fátima Lucas, destaca que a educação nunca teve essa atenção em outras gestões e afirma que o seu filho está encantado pela escola. “A evolução na educação da cidade é notória e, principalmente, constante. A escola está tão linda, tem tanta qualidade, que meu filho coloca o uniforme com a felicidade no rosto. Merenda, professores que amam os alunos e têm compromisso, além dessa estrutura que prende os alunos, de tão confortável que está. Nós só temos a agradecer por tudo o que estamos conquistando através da Prefeitura”, enfatizou.

Maria de Fátima Lucas, pescadora

Compromisso da gestão: com o povo e os profissionais

Para o prefeito, Marcos Santana, ver a satisfação da comunidade é o maior sinal de que os resultados estão surtindo o efeito esperado. “O trabalho que estamos fazendo na educação aponta para a busca constante de uma educação de melhor qualidade. Temos a preocupação em oferecer as melhores condições materiais, com equipamentos modernos, com materiais didáticos e principalmente, melhores condições de trabalho para os nossos professores. Não adianta fazer escola bonita e manter os profissionais insatisfeitos. Logo eles que representam um pilar de grande importância nesse processo”, destacou.

Marcos Santana, prefeito de São Cristóvão

A secretária da Semed, Quitéria de Barros, concorda com o gestor no tocante à valorização dos profissionais como parte fundamental para a oferta de uma educação de qualidade e ainda reforça que o bom relacionamento da escola com a comunidade é o melhor dos resultados. “Esta é uma creche que foi construída pelo governo de Marcelo Déda para o município e as instalações não tinham manutenção há muitos anos, inclusive com ambientes considerados insalubres. A partir deste cenário veio a necessidade da obra, para atendermos bem à comunidade, pois quando uma mãe diz que está feliz com a escola, nós ficamos felizes juntos”, explicou.

Quitéria de Barros, secretária da Semed

Cerimônia de inauguração

Em um discurso emocionado, o prefeito salientou que esta inauguração simboliza um momento de muita alegria  em sua vida e ele ainda afirmou que não haveria nome melhor  para esta escola, pois se trata de uma homenagem feita a uma professora, mulher e sancristovense, que o inspirou no tocante à importância da educação na vida de um cidadão, além de ter deixado um importante legado na cidade.

Ainda na cerimônia, o prefeito agradeceu a presença da população, dos familiares da professora homenageada e ressaltou a importância da presença dos vereadores, para quem agradeceu especialmente por estarem ao lado da prefeitura ajudando no projeto de construção e reconstrução de São Cristóvão: Diego Prado, Thiago Correia, Ítalo Macário, Valdecir Filho, Rege do Rosa Maria, Fernando da Saúde, Vanderlan Correia e Edvaldinho Cabeleireiro.

Cerimônia de inauguração, com a presença da população, dos familiares da homenageada e vereadores

Agradecimento de aluna ao prefeito Marcos Santana e à equipe da Semed

Instalações requalificadas